Aeroporto de Arapongas terá voos comerciais regulares para Curitiba
O Governo Estadual deve lançar nesta quarta-feira (7), o programa Voe Paraná, para incentivar a aviação regional. Através deste programa, o município de Arapongas deverá contar com ligação aérea à capital Curitiba, através da empresa Gol Linhas Aéreas.
O programa vai oferecer voos partindo e chegando a dez cidades menores, entre 32 mil e 155 mil habitantes. Além de Arapongas, os municípios de Paranaguá, Campo Mourão, Francisco Beltrão, Paranavaí, Cianorte, Telêmaco Borba, Cornélio Procópio, União da Vitória e Guaíra também ganharão voos regulares. eles se juntam aos outros dez que já tinham oferta de voos comerciais. Futuramente, Guarapuava deve entrar na lista também.
As viagens serão feitas em aeronaves Cessna Grand Caravan, com até 09 lugares. Serão de três a quatro voos semanais, partindo de cada cidade incluída na lista. Todos os voos terão Curitiba como destino. No entanto, pode haver escalas em municípios dentro da rota.
A ideia do Governo do Estado é que os voos custem em torno de R$ 350. Em 20 dias, as primeiras linhas já deverão estar em operação. A ideia é que todas as novas rotas sejam colocadas em funcionamento dentro de dois meses. Veja as rotas:
“Este é mais um avanço importante, que Arapongas está conseguindo com o governador Ratinho Júnior. Estamos muito contentes porque mostra a importância do nosso município no cenário econômico do Paraná”, afirma o prefeito Sérgio Onofre. Para ele, o setor moveleiro pesou na decisão do governo, de incluir Arapongas nesta primeira leva de município beneficiados pelo Voe Paraná. “Somos o primeiro polo moveleiro do Brasil e produzimos aqui 10% dos móveis comercializados no país. O município precisa ter maior mobilidade, contatos mais fáceis com Curitiba e outras regiões do Paraná e do Brasil”, assinala o prefeito.
Sérgio Onofre também acredita que este é o caminho para que o aeroporto receba novos investimentos e melhorias. Ele viaja nesta quarta para Curitiba, acompanhado por um empresário que também está disposto a implantar o transporte aéreo a partir do aeroporto de Arapongas, operando para Curitiba e São Paulo.
INTEGRAÇÃO
“O Paraná confirma a vocação de ser um acelerador do desenvolvimento, integrando municípios e fortalecendo a economia. São linhas aéreas que passam a estimular novos investimentos no setor produtivo, abrem a possibilidade de mais empresas virem para o Estado e fomentam o turismo”, destaca o governador Ratinho Júnior.
Ele informou ainda que outras cidades do Estado deverão encorpar o programa nos próximos meses, desde que haja liberação por parte da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e também escala de demanda. “Precisamos fortalecer os aeroportos e voos regionais. Estamos trabalhando para aumentar a malha viária logo em seguida e negociando com outras companhias aéreas interessadas em operar dentro da nossa malha regional”, afirma.
Os deslocamentos em parceria com a Gol serão feitos por aeronaves Cessna Grand Caravan de até 12 lugares, com média de três a quatro voos semanais. Curitiba será o principal destino, mas há também rotas interligando cidades do Interior.
Aos novos voos somam-se às linhas aéreas operadas pela Azul, o que consolida a malha aeroviária do Paraná como uma das maiores do País. A Azul já possui voos regulares ligando Curitiba a Toledo, Pato Branco, Ponta Grossa, Maringá, Cascavel, Londrina e Foz do Iguaçu.