Sistema Fiep inaugura Casa da Indústria em Arapongas
O Sistema Fiep inaugurou nesta sexta-feira(02), a sua 12ª Casa da Indústria. A nova unidade em Arapongas vai abrigar os sindicatos das indústrias de Móveis (Sima); de Cacau, Balas, Massas Alimentícias, Biscoitos e Conservas (Sincabima); de Produtos Avícolas (Sindiavipar); e de Eletricidade, Gás, Água, Obras e Serviços (Sineltepar).
A Casa da Indústria é um espaço compartilhado que funciona no modelo de condomínio sindical, viabilizando a utilização por vários sindicatos de estruturas como escritório, salas de reuniões e videoconferência, auditórios, etc.
O objetivo é estimular a representatividade dos sindicatos e de suas categorias econômicas, propiciar o fortalecimento das indústrias da região, fomentar o associativismo e o crescimento da indústria local, sendo um fórum de defesa de interesses. Entre os serviços oferecidos estão: cursos e capacitações, soluções para o atendimento às necessidades dos sindicatos e comunidade industrial, informações que possibilitam o desenvolvimento de negócios e fomento à criação de parcerias.
Entre os projetos desenvolvidos ou operacionalizados pelo Sistema Fiep, que podem ser acessados pelos industriais nas Casas da Indústria, destacam-se: Programa de Melhoria da Competitividade Industrial, acesso a linhas de crédito, e à certificação digital com preços mais acessíveis.
A solenidade de lançamento, realizada no auditório do Sima, contou com a presença do prefeito, Sérgio Onofre, vice-prefeito, Jair Milani, secretário de Indústria e Comércio, Valdecir Tudino, presidente do Sima, Irineu Munhoz e demais representantes do Fiep.
O prefeito parabenizou a tal iniciativa, que coloca mais uma vez Arapongas em grande evidencia no cenário econômico estadual e nacional. “É algo para se comemorar, mais um passo importante para Arapongas, que já é destaque no estado do Paraná com seu forte pólo moveleiro, e que já está encaminhado para se tornar capital moveleira nacional. A Casa da Indústria vem para fortalecer ainda mais o segmento moveleiro, entre outros”, afirma.