Ergonomia Física: o que é e como ela pode melhorar o ambiente de trabalho

A Ergonomia é uma ciência que estuda a melhor integração entre pessoa e atividade realizada, de forma a proporcionar conforto e melhorar a qualidade de vida. Ela pode ser dividida em três áreas: Ergonomia Física, Ergonomia Cognitiva e Ergonomia Organizacional.

Nosso objetivo é falar sobre a Ergonomia Física, que se relaciona diretamente com a Arquitetura e Design de Interiores. Esta ciência é considerada uma ferramenta diferencial na concepção dos projetos, já que permite uma adequação caso a caso, de forma a melhorar a qualidade do espaço de acordo com o uso.

Durante a formulação do layout de um ambiente, por exemplo, o objetivo principal está em respeitar os espaços mínimos de circulação, deslocamento, necessidades e limitações físicas, alturas de bancadas de trabalho, distâncias mínimas e máximas dos olhos para o monitor, projeto luminotécnico, cores, conforto térmico e acústico. A base do projeto, então, deve descobrir quem é o usuário, qual função ele exerce e na sequência adaptar as melhores questões ergonômicas.

De acordo com a fisioterapeuta Jéssica Zordão Rosa de Arapongas, a ergonomia possui uma grande importância no ambiente de trabalho. “A maior importância da ergonomia está no fator prevenção de lesões, pensando que quando trabalhamos no que gostamos a ideia é permanecer por muitos anos nesse posto, então quanto mais saudáveis formos, seremos mais produtivos”, explica a fisioterapeuta.

Segundo Jéssica, se o funcionário segue as normas da ergonomia ele se mantém ativo por mais tempo, tem maior eficiência e demanda menor tempo para realizar determinada tarefa, e evita lesões que irão afetar o seu trabalho. “Por exemplo, em um trabalho que requer o uso do computador, seguindo a ergonomia teremos normas que auxiliam na postura, na mobilidade e na visão”, aconselha a profissional.

A fisioterapeuta conta que se o meu ambiente for organizado e planejado o profissional terá maior produtividade e maior tempo ativo comparado a alguém que está em um ambiente sem as mesmas condições espaciais. ”A ergonomia tem papel fundamental na qualidade e rendimento do trabalho exercido mesmo que pensando em longo prazo”, finaliza Jéssica.

A ergonomia está baseada em 3 pilares:  Conforto, Segurança e Eficiência. Quando aplicados, eles possibilitam alcançar um desempenho acima da média e garantir saúde e bem-estar para as pessoas. Se tivermos um trabalho em conjunto da Arquitetura com a Ergonomia, teremos mais conforto, acessibilidade e um menor risco de lesões e estresses no dia a dia.

Você pode encontrar maiores informações sobre normas para ambientes de trabalho na Lei NR-17.

contato@vparquitetura.com
http://vparquitetura.com/
(43)3152-2317
Rua: Pombas nº 175 – Centro
Arapongas-PR
Página no Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *