Fome emocional. Você sabe o que é?

Qual será o principal motivo que muitas pessoas iniciam uma dieta, não dão conta e param no meio do caminho?

É que não comemos só para satisfazer a fome. Muitas pessoas também recorrem à comida para aliviar o estresse e afrontar sentimentos desagradáveis como a tristeza, a solidão e o tédio. Depois de comer, nos sentimos ainda pior por que além do problema emocional permanecer sentimos culpa pelo excesso de comida.

O termo “fome emocional” se refere a quando utilizamos a comida para sentirmos melhor, comer para satisfazer as necessidades emocionais ao invés de para nutrir o nosso corpo fisiologicamente.  Um bom exemplo é tomar um pote de sorvete, comer pizza, uma panela de brigadeiro ou ainda uma caixa de bombom depois de um dia estressante, ou de tristeza, ou quando se está deprimido.

Sabemos que usar a comida como forma para comemorar não é necessariamente errado. Mas quando isso se torna um hábito é ai que mora o perigo. Brigou com alguém, ficou nervoso, alguém não concordou com você, ficou chateado e vai descontar as emoções e comer sem fome. É assim que começa o início do ciclo vicioso, e passamos a comer por compulsão como uma válvula de escape sem perceber a raiz do problema e sem parar para questionar se você realmente precisa do alimento que está ingerindo.

A fome emocional infelizmente não é saciada pela comida, ela faz gerar um sentimento de culpa e impotência. As dietas falham porque são acompanhadas de orientações nutricionais e construir hábitos também é um processo aonde você aos poucos vai se adaptando a nova alimentação proposta.

A sugestão que temos para você primeiramente é descobrir o que te leva a comer por compulsão. Após descobrir a raiz do problema, procure outras formas de suprir esta fome emocional que pode ser coisas simples como ligar para um amigo, brincar com seu animal de estimação, fazer uma atividade prazerosa como dançar, ouvir sua música favorita, passear ou se dedicar a leitura de um livro.

Faça algo que te deixe feliz para romper com esse ciclo vicioso. E seja paciente!

Com uma a alimentação consciente você pode mudar seus hábitos emocionais e recuperar o controle sobre os alimentos e seus sentimentos.

Estamos aqui para ajudar você a alcançar seu objetivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *