Quando não contratar um arquiteto?

O título pode parecer contraditório, já que sou uma profissional de arquitetura e meu objetivo principal deveria vender meus serviços. Mas talvez essa seja a melhor dica entre as que já escrevi por aqui. Isso porque uma relação Arquiteto X Cliente não funciona bem em casos como os listados abaixo:

  • 1 – Se você não acredita que por trás da arquitetura existe ciência e técnica – Sim, é uma ciência. Não chegamos a um projeto final baseado em gostos particulares e luxo. Muitos estudos técnicos são tomados como condicionantes de projeto, como conforto térmico, conforto ambiental, relevo natural, tecnologia dos materiais, impacto na paisagem urbana, qualidade de vida dentro do ambiente etc.
  • 2. Se a decisão final sobre o projeto vier do seu construtor ou qualquer outro conhecido que não seja o arquiteto – Existe uma balança entre as profissões, e esta precisa estar equilibrada, uma depende da outra e se completam, mas não competem. Cada profissional é responsável pela sua especialidade. Arquiteto cria e desenvolve os projetos, equipe de obra executa de acordo com o projeto (não existe aqui abertura para que o projeto seja alterado pela equipe de obra, principalmente sem dialogo com o arquiteto)
  • 3
  • 4 -Quando você já tem tudo definidinho, até mesmo o desenho e não pretende aceitar nenhuma mudança – Nesse caso, você não precisa de um arquiteto. Um desenhista pode te atender. Arquiteto assina projeto de autoria própria, e essa assinatura torna dele a responsabilidade técnica pela construção.
  • 5 – Se você não está disposto a abrir o jogo sobre finanças – a relação Arquiteto X Cliente precisa de transparência, se eu não sei qual o montante que você disponibilizou para a obra corro o risco de especificar materiais incompatíveis.
  • 6 – Se você concorda que arquiteto gosta de projetar “frescuras” e coloca no papel coisas que não é possível executar – Definitivamente, não contrate um arquiteto.

Mas Valéria, eu preciso de um profissional que assine meu projeto já que é uma exigência da prefeitura. Que tal então entender um pouco melhor sobre essa ciência que existe por trás de um projeto bem feito?

https://www.facebook.com/vparquitetura/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *