Londrinense instala balanço adaptado para cadeirantes em praça pública
Pensando na diversão dos filhos e de todas as crianças que frequentam a praça Nishinomya, em Londrina, no norte do Paraná, o londrinense Paulo Deodato mobilizou amigos e a prefeitura para a criação e instalação de um balanço para cadeirantes.
Paulo não tem filho cadeirante, mas pensou nas crianças que não podem se divertir porque o local não tem um brinquedo adaptado. A ideia surgiu em uma brincadeira.
“Moro aqui próximo e trago o meu filho para brincar na praça. Há uns quatro meses, estava brincando aqui com o meu filho e tinha uma criança cadeirante que ficou olhando todos se divertindo. Isso me tocou, foi quando acordei pra vida. Fui para casa e comecei a pesquisar projetos. Levei para o serralheiro, ele me mandou o projeto, mandei para um amigo que é arquiteto e esse amigo assinou o projeto. Depois, levei para a CMTU [Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização] para a aprovação e liberação do espaço”, contou.
Paulo mobilizou várias pessoas, juntou doações em dinheiro e tirou dinheiro do próprio bolso para conseguir os R$ 5.400 necessários para a construção do balanço.
O balanço foi instalado perto do parquinho e uma rampa foi construída para facilitar o acesso.
“Se eu coloco longe, porque seria mais fácil por já ter o concreto, nós não teríamos a inclusão que era justamente o que eu queria e o que todo pai de criança especial também quer. O meu filho brincando com o filho dele, sem nenhuma diferença”, pontuou Paulo Deodato. (Com informações G1)