POR QUE O OVO DE PÁSCOA É TÃO CARO?
É um fenômeno que acontece todos os anos em época de Páscoa: as redes sociais ficam inundadas de imagens comparando o preço dos ovos de Páscoa com o das barras de chocolate que tem praticamente o mesmo peso, para a indignação de muita gente que fica inconformada pelos preços dos ovos serem tão maiores, sendo que a quantidade de chocolate é a mesma da barra. Muitos chegam a dizer que vão comprar as barras ao invés dos ovos. Mas afinal por que existe toda esta diferença de preço? As fabricantes de chocolate exploram os consumidores na “cara dura” mesmo?
POR QUE O OVO DE PÁSCOA É TÃO CARO?
Esta diferença de preço entre ovos e barras de chocolate é uma boa aula de como funciona a economia real. O ovo de Páscoa é tão mais caro porque é um produto que tem valor agregado maior do que a barra. Primeiramente, ele é um item sazonal: o seu consumo ocorre somente em uma época específica, ou seja, sua venda ocorre durante poucos dias do ano. Consequentemente é mais raro encontrar um ovo de chocolate à venda do que uma barra, o que valoriza o produto!
Outra questão que interfere nos preços dos ovos de Páscoa é seu custo de fabricação, que é bem maior do que a das barras de chocolate. Eles precisam de embalagens mais elaboradas e são necessários moldes específicos para que o chocolate fique no formato certo. Este formato encarece também o transporte destes produtos que exige grandes cuidados por eles serem bem delicados, finos por fora e ocos por dentro, correndo o risco de quebrarem facilmente. E ainda há os ovos que usam a imagem de personagens famosos (da Disney, por exemplo) que demandam pagamento de royalties por esta utilização, sem contar aqueles que ainda vêm com algum brinde em seu interior, elevando ainda mais o custo final.
“Mas mesmo assim, o preço do ovo é muito alto! As empresas ganham muito lucro em cima dele”, é o que diz muita gente. E é verdade, mas há uma razão simples e direta para isto: o preço é alto porque as pessoas compram! Há uma teoria econômica chamada teoria da utilidade: o preço dos bens é determinado pelo valor que os consumidores dão a ele. “Se as pessoas parassem de comprar o ovo e passassem a comprar a barra o preço cairia”. A questão é que quem compra um ovo de chocolate não está tão preocupado com o tanto de chocolate que vem nele. O que faz as pessoas darem tanto valor ao produto está no componente sentimental de quem o dá e recebe como um presente de Páscoa. Esta tira do Dr. Pepper ilustra bem esta percepção:
Para finalizar, não podemos esquecer que no final das contas o ovo de chocolate é uma simbologia pequena perto do verdadeiro sentido desta data. E com este lembrete, desejo a você uma feliz e abençoada Páscoa!