Livro de vestibular da UEL é tema de palestra na Biblioteca Municipal de Londrina
A Biblioteca Pública Municipal Pedro Viriato Parigot de Souza recebe, nesta segunda-feira (8), às 18h30, uma palestra sobre a obra Comédias para se Ler na Escola, de Luis Fernando Verissimo. A atividade é gratuita, aberta ao público em geral, e não precisa fazer inscrição prévia para participar.
A iniciativa faz parte do projeto Literatura na Biblioteca, cujo objetivo é debater e discutir as obras literárias solicitadas pelo vestibular da Universidade Estadual de Londrina (UEL). A intenção é desenvolver o senso crítico e o pensar reflexivo dos participantes, por meio das palestras e discussões.
A palestra será conduzida por Natália Gomes, da UEL. Serão debatidos os aspectos relevantes e centrais do livro, da vida do autor e os acontecimentos históricos, políticos, sociais e culturais que permearam a criação. A obra é uma antologia de crônicas de Luís Fernando Veríssimo e tem como objetivo despertar o prazer pela leitura, por meio de vários textos humorísticos a respeito da vida alheia, levando o leitor a viajar nas situações mais estranhas possíveis do dia a dia de uma pessoa comum.
Natália voltará à biblioteca no dia 15 deste mês, para conduzir uma roda de conversa com os leitores sobre o mesmo livro e esclarecer dúvidas. “A intenção é que, da apresentação da obra até o dia da roda de conversa, os participantes tenham lido o livro e assim consigam adquirir mais informações e, consequentemente, consigam responder corretamente as questões do vestibular da UEL”, explicou o coordenador de Atendimento, Programação e Extensão da Biblioteca Pública, Guilherme Yung Wing Lino.
Mais sobre o projeto – O Literatura na Biblioteca está em execução desde 2017 e é resultado de uma parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Diretoria de Bibliotecas, com o Departamento de Pós Graduação em Letras da Universidade Estadual de Londrina (UEL). As palestras e bate-papo são conduzidos e mediados por mestrandos e doutorandos do programa de Estudos Literários da universidade. A ação ocorre na sede da Biblioteca, na Avenida Rio de Janeiro, 413, região central