EXISTE FÓRMULA MÁGICA PARA RESOLVER A VIDA FINANCEIRA?
Tanto pessoas como empresas que enfrentam uma situação financeira complicada usam todo tipo de desculpas ou lamentações para justificar o ponto em que se encontram. Faremos aqui uma compilação das mais comuns.
CATEGORIA: “EU SEI O QUE É CERTO DE SE FAZER, MAS NÃO FAÇO”
– Eu deveria ter um controle financeiro melhor na minha empresa, mas não tenho tempo de fazer isto;
– Eu não deveria retirar dinheiro do caixa da empresa pros meus gastos pessoais, mas retiro;
– Eu não deveria comprar tanto no cartão de crédito, mas compro;
– Eu sei que compro coisas sem necessidade, mas não resisto;
– Eu sei que se eu gastasse menos com baladas eu economizaria um bom dinheiro, mas…
CATEGORIA: BODE EXPIATÓRIO
– O banco está me roubando dinheiro;
– A culpa é do governo com este tanto de imposto (não deixa lá de ser verdade, mas o que tem de gente que se encosta nesta desculpa…)
– Todo mundo está comprando tal coisa, se eu não comprar também vou ser excluído;
– Eles permitem pagamento mínimo da fatura do cartão de crédito de propósito, para a gente se ferrar;
– Meu cartão de crédito está possuído pelo demônio (tá, esta não é tão comum assim, mas sim, já ouvimos…)
Enfim, justificativas e desculpas estão sempre na ponta da língua quando o dinheiro fica curto, as dívidas se acumulam e o calo aperta. Sem noção de como a situação degringolou, as pessoas começam a atirar em várias direções para entender as causas, e passam a apontar uma série de problemas que arruinaram sua vida financeira. Pior: passam a procurar desesperadamente alguém que forneça a “fórmula mágica” para resolver todos estes supostos problemas. Infelizmente para elas, estas fórmulas mágicas aliviam a situação no primeiro momento, mas como não atacam o verdadeiro problema, pouco tempo depois elas voltam a se complicar. Exemplo: a pessoa ou a empresa acumulou diversas dívidas no banco. O banco faz uma propaganda de que está fazendo uma incrível renegociação das dívidas. Uma condição de pagamento melhor é acertada, aliviando as finanças num primeiro momento. Entretanto, é muito comum que poucos meses depois esta pessoa ou empresa volte a ter novos problemas, que numa bola de neve, vão crescendo mais e mais.
Mas existe realmente uma “fórmula mágica” para resolver os problemas financeiros? Não! Isto porque só existe um único problema financeiro para as pessoas e para as empresas: gastar mais do que se ganha!
Simples, não é? Nem precisa se ter grandes conhecimentos em matemática para saber que se você ganha 100 e gasta 150, faltarão 50 reais para fechar esta conta e você terá problemas!
Se é tão fácil, por que tanta gente tem problemas com sua vida financeira? Bom, aí entram vários problemas que não são financeiros. Dificuldades em aceitar uma perda de status, em reduzir o padrão de vida, compulsões por compras ou por coisas. Enfim, aceitar estas causas envolve muitas questões pessoais, muitas vezes delicadas, e é por isto que as pessoas apelam tanto para uma infinidade de desculpas e justificativas.
Muitos até conseguem aceitar que estão gastando mais do que ganham e aí se deparam com uma dificuldade: a falta de controle financeiro. Perceba que este não é o problema financeiro em si, mas é uma dificuldade que pode gerar o problema. Sem um bom controle financeiro, a pessoa ou a empresa jamais conseguirá saber o quanto está gastando mais do que ganha e, portanto, não terá condições de decidir que ações tomar para resolver esta situação. Quem quer mudar este ciclo precisa necessariamente adquirir o hábito de registrar diariamente suas despesas!