Arapongas dá sequência ao projeto “Água Limpa”
Em reunião no auditório da Prefeitura de Arapongas, na última semana passada, no auditório da Prefeitura Municipal, foi apresentado um plano de dados com fotos e vídeos, dos serviços executados até agora do Projeto “Água Limpa” em Arapongas. Com o objetivo de proteger as nascentes através da tecnologia solo-cimento – ação de baixo custo e facilmente replicável, os serviços têm sido executados gradativamente no município.
“É importante acompanharmos os desdobramentos desse projeto fundamental em nossa cidade”, disse o Secretário do Meio Ambiente, Luiz Vissoci.
Durante a primeira etapa 15 nascentes irão passar pelos procedimentos adequados, entre eles, medições, limpezas até a instalação do solo-cimento, que visa qualidade de vida através do abastecimento de água potável.
“Seguindo o cronograma, já estamos caminhando para a finalização do projeto em uma nascente localizada na Região do Araguari. Nosso trabalho conta também com o importante apoio dos agricultores e moradores dessas regiões rurais, a fim de propagar uma vida saudável através desse bem tão precioso, a água”, enfatizou Ricardo Augusto da Silva, engenheiro agrônomo da Emater.
O Projeto Água Limpa é desenvolvido através da parceria com a Sanepar, Emater, Prefeitura de Arapongas, através da Secretaria de Agricultura, Serviços Públicos e Meio Ambientes (Seaspma), Unopar, Conselho de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), clubes de serviço, Fortmag, demais empresas e produtores rurais.
Para o presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural, João Machado, tal projeto valoriza o meio ambiente, o produtores rurais, e conseqüente, toda a população. “Isso fortalece ainda mais as famílias do campo e valoriza a população no geral. Juntos podemos fazer grandes melhorias na qualidade da água em Arapongas”, enfatizou.
Participaram também da reunião a diretora de Agricultura e Desenvolvimento Sustentável, Vicky Vergara, equipe da Fortmag, representantes da Vigilância Sanitária, Sanepar e Emater.