Arapongas busca nova tecnologia para processamento do lixo

O secretário de Agricultura, Serviços Públicos e Meio Ambiente de Arapongas, Luiz Carlos Vissoci, em companhia do diretor Renan Rodrigues Manoel, realizou nesta semana uma visita técnica à sede da empresa Açovia, na cidade de Laranjal Paulista (SP). A visita foi solicitada pelo prefeito Sérgio Onofre, com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre a usina de processamento do lixo urbano através do processo de Conversão Térmica de Resíduos por Pirólise Anaeróbica.

“A visita se iniciou com uma palestra do engenheiro professor José Carlos Mora, diretor da empresa Arizona Ambiental. Foram apresentados dados técnicos que se baseiam na proposição de gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos, dando a destinação adequada e promovendo a valorização econômica na forma de geração de energia, reciclagem de materiais e substituição de combustíveis fósseis, com foco na sustentabilidade das ações”, explica Vissoci.

Tecnicamente, a pirólise é a ruptura/recombinação molecular por aquecimento em ambiente sem oxidação. Dentre outras, esse moderno processo tecnológico assegura as seguintes vantagens: tecnologia patenteada, sistema modular e flexível (atende as mais variadas capacidades de processamento de resíduos), não geração de gases prejudiciais à saúde e meio ambiente, permite adequar o projeto à demanda e capacitação de investimento – flexibilidade, fácil manutenção, alta confiabilidade, auxilia na eliminação e recuperação de áreas de lixão e aterro e pode ser ajustado à necessidade específica do cliente no que se refere à produção de Syngás ou Óleo Pirolítico.

“A proposta vem de encontro à preocupação do prefeito Sérgio Onofre, ou seja, buscar e implantar no município de Arapongas sistema tecnológico moderno que possa dar um destino final e sustentável para os resíduos sólidos de nosso município”, finaliza Vissoci.

One thought on “Arapongas busca nova tecnologia para processamento do lixo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *