Ingerir líquido durante as refeições faz mal?

Posso tomar líquido junto à refeição nutri? Esta é uma das dúvidas muito comum, então vamos lá explicar porque não é correto.

Umas das primeiras coisas é que atrapalha o processo de digestão. Ao mastigar o alimento são liberadas enzimas que vão auxiliar na digestão. Quando o alimento chega ao estômago junto com excesso líquido acaba levando parte dessas enzimas, o que pode prejudicar processo digestivo.

O nosso estômago é um músculo, quanto mais líquido mais ele se dilata, suportando aproximadamente dois litros. Quando o alimento ultrapassa essa quantidade ocorre inchaço abdominal que prejudica o ácido clorídrico que tem como função digerir o alimento tornando mais diluído e assim acaba por atrasar o processo de digestão, e a absorção das vitaminas e minerais

Outro fator que vale a pena ressaltar, é a questão da saciedade, pois quando há ingestão em grande quantidade de líquido leva a distensão das paredes estomacal e neste desequilíbrio o cérebro entende que o estômago está vazio, que precisa de mais alimento e não sinaliza que é hora de parar de comer – aumentando assim cada vez mais a quantidade de alimento ingerido.

Como orientação nutricional recomendamos de 30 minutos a 1 hora antes das principais refeições (almoço e jantar) não tomar líquidos, e se você tem este costume, comece a mudar o hábito e aos poucos a se reeducar.

            Busque novos hábitos prefira comer a fruta in natura ou sucos naturais, evitando refrigerantes, sucos em pó ou de caixinha industrializado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *