QUER ORGANIZAR SUAS FINANÇAS EM 2019? SAIBA COMO COMEÇAR

Primeira semana de janeiro é sempre um tempo de esperança de renovação. Afinal, por mais que no fundo seja apenas uma simbologia, a simples mudança numérica de um ano para o outro provoca nas pessoas a sensação de que é possível tomar novos rumos nos 365 dias que estão por vir. Se você também planejou mudanças para este ano de 2019 é importantíssimo colocar a mão na massa e executar estes planos desde já, para aproveitar a empolgação desta época! Do contrário, tais planos correm o risco de se tornar uma daquelas famosas resoluções de ano novo que jamais são cumpridas.

Um dos planos que eu mais ouço as pessoas comentando que têm para o novo ano é finalmente conseguir organizar a sua vida financeira. Durante todo o ano de 2018 eu procurei passar nesta coluna boas dicas para quem persegue este objetivo. Mas aproveitando este momento tão propício para renovações e caso você queira utilizar o início do novo ano como incentivo para tomar esta resolução, vou recapitular a chave principal de uma vida financeira mais organizada, e que já foi bastante abordada por aqui: é essencial anotar diariamente todos os seus gastos.

Qualquer tentativa de organização das finanças passa necessariamente por esta atitude: primeiramente, só é possível organizar o que se conhece com exatidão. Anotando todos seus gastos você terá condições de sair do terreno das suposições e saberá exatamente para onde está indo o seu dinheiro. Mas a razão fundamental de se tomar esta atitude está exemplificada no livro O Poder do Hábito do autor Charles Duhigg, um best-seller de bastante sucesso no mundo todo que trata da criação e reforma de hábitos.

Um dos temas abordados no livro é a dificuldade das pessoas em passarem a praticar diferentes hábitos positivos ao mesmo tempo, dado que a criação de um único hábito já é uma tarefa espinhosa. Existem, porém, o que o autor chama de hábitos angulares: são determinadas rotinas que uma vez adotadas têm o poder de incentivar uma mudança de comportamento total nas pessoas. É citado o exemplo de um grupo que foi estimulado a passar a praticar diariamente atividade física. Depois de algum tempo os pesquisadores que investigavam este grupo perceberam que, uma vez enraizado o hábito da atividade física diária, as pessoas passaram a adotar diversos outros comportamentos positivos como ter uma alimentação mais saudável, dormir mais cedo, etc. Ou seja, uma única boa rotina que foi introduzida na vida deste grupo estimulou e influenciou naturalmente a adoção de outros hábitos positivos.

Anotar diariamente os gastos é potencialmente um grande hábito angular: a simples atitude de registrar as despesas vai gerar um grande efeito cascata positivo que influenciará um cuidado bem maior com todos os aspectos de sua vida financeira. Você provavelmente pensará muito mais antes de gastar com algo desnecessário. Portanto não importa o meio, se no caderno, no aplicativo ou na planilha de Excel, caso você tenha uma vida financeira mais organizada como um dos planos para este 2019 comece a anotar tudo desde já! E fica a dica, O Poder do Hábito é um excelente livro para te ajudar a cumprir todas as suas resoluções de ano novo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *