Índice do MEC coloca UEL como a melhor do Sul do país
A UEL é a Universidade mais bem colocada entre as Instituições Estaduais da Região Sul do país no Índice Geral de Cursos (IGC) 2017, de acordo com resultado divulgado nesta terça-feira (18) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC). No cenário nacional, a UEL ocupa a 23ª colocação entre as universidades brasileiras avaliadas e 21ª posição entre as públicas, consolidando-se entre as quatro melhores estaduais em todo o Brasil e entre as duas melhores do Paraná.
O IGC da UEL subiu de 3,66 para 3,68, mantendo-se na chamada faixa 4. O Inep também avaliou 23 cursos de graduação da UEL, considerando o Índice Geral de Cursos e o Conceito Preliminar de Cursos (CPC), que representam uma média de diferentes medidas da qualidade. Destes cursos avaliados, sete aumentaram o conceito e 12 mantiveram a nota, enquanto outros quatro diminuíram.
Os cursos que mantiveram a nota são Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas (Licenciatura), Ciências da Computação, Educação Física (Licenciatura), Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Geografia (Licenciatura), História, Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa), Matemática (Licenciatura), Pedagogia e Química (Bacharelado).
Outros sete cursos aumentaram o conceito: Ciências Sociais (Bacharelado), Filosofia, Física (Bacharelado), Física (Licenciatura), Geografia (Bacharelado), Matemática (Bacharelado) Música.
As graduações que diminuíram a nota o mesmo conceito de 2016 foram Artes Visuais (Licenciatura); Ciências Biológicas (Licenciatura); Ciências Sociais (Licenciatura) e Química (Licenciatura).
METODOLOGIA – O IGC é indicador de qualidade do ensino superior calculado anualmente e levando em consideração uma série de itens, entre eles a distribuição dos estudantes entre cursos de graduação e pós-graduação. Também entra no cálculo o Conceito Preliminar de Curso (CPC), definido com base na nota dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), no Indicador de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado (IDD). Este último mede o quanto a graduação agregou ao desenvolvimento do estudante, considerando ainda o perfil dos professores. (AEN)