Presença de arquiteto na obra reduz custos em até 15%
Sonhar com a casa ou apartamento dos sonhos é fácil. Colocar no papel o projeto sem a ajuda de um expert no assunto nem tanto. A aparente economia logo se transforme em gastos extras, quebra de cronograma de entrega e, em alguns casos, chega a comprometer o bem-estar dos futuros moradores. Já a presença de um arquiteto, desde o início do projeto, evita uma série de contratempos e, sobretudo, reduz custos, ao contrário do que é pensado incialmente.
A arquiteta Valéria Piassi, de Arapongas, explica que, com o acompanhamento desde o início da obra, é possível orçar com mais de um fornecedor para o mesmo produto, assim como a mão de obra. “Ao fazer pequenas substituições, que podem trazer o valor para perto do que o cliente espera investir, é possível fazer uma economia de 10 a 15%”, afirma,
Porém, a profissional, que está à frente do Escritório VP Arquitetura, explica que é importante levar em consideração que cada acabamento tem um preço. “Por isso, tomo como base o montante que o cliente tem para investir. A partir do orçamento é definido o padrão da construção e dos acabamentos”, sublinha.
Referente a tempo de construção, a expert em arquitetura observa que o cronograma vai ajudar a cumprir prazos pré-determinados, que irá variar de acordo com o tamanho da equipe contratada. “Quando o arquiteto acompanha a construção, do início ao fim, muitos erros podem ser previstos e minimizados. A estrutura de cada ambiente é pensada e preparada para receber o móvel mais adequado, assim como as saídas de pontos da rede elétrica e ar-condicionado são pré-definidos de forma a não ter retrabalho depois”, frisa.
A arquiteta frisa ainda que a presença de um profissional de arquitetura na obra também melhora a qualidade dos serviços contratados. “Por exemplo, certos detalhes de acabamento, que passariam batido diante dos olhos da maioria, o arquiteto irá perceber. E as próprias equipes de obra irão trabalhar de forma diferenciada por saber que um profissional irá vistoriar o resultado final”, pontua.
Segurança para investir
A arquiteta Valéria Piassi, de Arapongas, ressalta que o arquiteto domina todas as áreas que precisam ser compatibilizadas num mesmo projeto, como conforto térmico, fluxo de acessos, necessidades de acessibilidade, harmonia visual e iluminação adequada, seja natural ou artificial, de acordo com a função de cada ambiente.
Além disso, ela frisa que, mesmo na parte básica, a participação de um profissional de arquitetura vai verificar a adequação da altura de degraus de escada, locação de rampas, altura mínima do piso ao teto, tamanho mínimo de janelas, entre outros. “Dessa forma, ter um profissional de arquitetura na obra é segurança para investir o valor da construção de forma coerente e segura”, afirma.
Serviço:
Valéria Piassi Arquitetura
Endereço: Rua das Pombas, 175 – Centro, Arapongas
Telefone: (43) 3152-2317