Sabáudia comemora 63 anos com desfile, fanfarra e cultos religiosos

Hoje, dia 26 de novembro o município de Sabáudia completa 63 anos de emancipação política e para comemorar a data, a Prefeitura realizou na manhã de ontem um desfile cívico escolar com apresentação de fanfarra, na Praça da Bandeira, no centro da cidade.

A população compareceu as ruas para prestigiar o evento que contou com a presença de autoridades locais e da região.

A noite, foi realizado no mesmo local um Culto Evangélico em Ação de Graças, promovido pela Associação de Pastores e Lideres Evangélicos de Sabáudia (APLESAB)

Nesta segunda-feira (26), foi realizada uma missa em Ação de Graças, na Paróquia Santa Terezinha do menino Jesus.

História do Município

A Lei Estadual n° 02 de 11 de outubro de 1947, cria o Distrito de Sabáudia, no município de Arapongas. A Lei Estadual n° 253 de 26 de Novembro de 1954, eleva à categoria de município, o Distrito de Sabáudia, desmembrando do Município de Arapongas. Instalado o Município de Sabáudia em 26 de Novembro de 1.955. A Lei Estadual n° 53 de 11 de Dezembro de 1962, cria o Distrito Judiciário de Bom Progresso, no Município de Sabáudia.

Os primeiros lotes a serem vendidos no município, pertencem hoje por sequência à Gleba Orli, Gleba Bandeirantes, Gleba Pau D‘Alho e Gleba Paranaguá, nos quais surgiram as vilas e povoados: Povoado Pau D’Alho, Vila Coelho, Vila Vitória, Vila Progresso e Sussuí.

Sabáudia teve sua origem no patrimônio do mesmo nome fundado pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná. O nome dado ao município é mesmo de uma cidade da Itália, e teve por objetivo atrair colonos italianos, com os quais aquela Companhia Imobiliária desejava formar um núcleo colonial, o que de fato ocorreu por volta de 1950.

Seu território possui 190,325 km2 e distante da capital à402,46 kme faz limites com os municípios de Astorga, Arapongas, Marialva e Apucarana. A posição geográfica fica a730 metrosde Altitude, 23º 19‘ 03‘‘ S de Latitude e 51º 33‘ 09‘‘ W de Longitude.

Atualmente com 6.096 mil habitantes, segundo o censo do IBGE 2010, o município está localizado ao Norte do Paraná, ao lado de Arapongas, considerado o maior parque moveleiro do Sul do País, no eixo do Mercosul, entre as cidades pólo de Londrina e Maringá.

Sua economia é voltada para a atividade pecuária, com rebanhos diversificados de bovinos, equinos, suínos, caprinos e de aves e agrícola com lavouras permanentes e temporárias de cereais, leguminosas e oleaginosas.

A educação básica é composta por dois Centros Municipal de Educação Infantil (CMEI), duas Escolas de Ensino Fundamental de 1º ao 9º ano e uma Escola de ensino médio. O município também conta com ensino de Jovens e Adultos (EJA), Alfabetização para Adultos e curso profissionalizante. (Fonte: Prefeitura de Sabáudia)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *