Médico realiza palestra para trabalhadores em Sabáudia
A Secretaria Municipal da Saúde de Sabáudia deu início à campanha contra o câncer de próstata, conhecida por Novembro Azul, com uma palestra ministrada pelo médico Silvino Andresevski Junior, acompanhado pela enfermeira Keliani Aguiar, para os trabalhadores da empresa Konfort Móveis.
Cerca de 50 homens assistiram à palestra no refeitório da empresa, que logo após o encerramento serviu um café da manhã para todos os presentes.
O médico falou sobre os fatores de risco, os sintomas, o tratamento e a prevenção do câncer de próstata, segundo tipo de câncer mais frequente nos homens.
Silvino explicou que entre os principais fatores de risco estão o histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio; raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer e obesidade, alimentação inadequada, tabagismo, etilismo, sedentarismo.
O diagnóstico precoce é a única forma de garantir a cura do câncer de próstata, segundo o médico. Homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao medico para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).
Os trabalhadores ficaram atentos às explicações e fizeram várias perguntas sobre o assunto as quais foram respondidas pelo palestrante. Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Para realização desses exames, os homens devem procurar as unidades de saúde e agendar consulta médica.