O que você precisa saber antes de construir uma piscina
O horário de verão chegou e com ele calor e um tempinho extra de sol após o expediente de trabalho. Se você é uma das pessoas que planeja construir sua piscina um dia vou te indicar alguns pontos para levar em consideração:
1- Tamanho – É muito importante saber qual o tamanho ideal de acordo com a sua necessidade. Uma piscina grande demais vai custar mais, tanto na construção quanto na manutenção. Mas investir em uma estrutura pequena demais também não é viável. É preciso levar em consideração espaço de terreno, quantas pessoas vão usufruir da piscina e quais acessórios você deseja ter.
2- Acessórios – Chamo de acessórios os anexos que podem fazer parte da piscina ou não, como cascata, bico de hidromassagem, iluminação de led, aquecedor de água, borda infinita. Cada item listado acima traz algum beneficio estético ou de conforto, ao mesmo tempo em que traz gastos e exige mais espaço interno de piscina.
3 – Forma – Qual o uso que será dado a ela? Uma piscina que vai ser usada para jogar biribol ou para treino de natação precisa ter formato retangular e piso em nível, já uma piscina que será usada apenas para relaxamento permite maior flexibilidade com o desenho, como o uso de linhas curvas. Ela pode contar com espaços divididos para uso infantil, hidromassagem, esteira molhada, bar molhado e etc. Todos esses detalhes interferem diretamente na forma da piscina.
4 – Tipo de estrutura –
Piscina em concreto e alvenaria com revestimento cerâmico: esse é o modelo que eu mais uso. Permite que seja construído qualquer formato de piscina desejado, assim como desníveis e área separadas como hidromassagem. Ela também é a mais durável. No entanto é a mais cara.
Imagens google