Conheça os diferentes tipos de leite
O leite está presente na vida do seres humanos desde a primeira alimentação – com o leite materno. Após o período da amamentação, que vai do 0 aos 2 anos de idade, o leite de vaca integral é introduzido na dieta de muitas pessoas.
O leite de vaca é rico em gordura, proteína, carboidratos, minerais, vitaminas, enzimas e imunoglobulinas que protegem contra várias doenças. Dentro da recomendação de vitaminas e minerais é responsável para fortalecimento muscular e prevenção da osteoporose. No entanto, muitas pessoas não fazem uso do leite de vaca por questão de intolerância ou alergia a lactose e passam a fazer uso de outros leites para complementar a sua alimentação, como o leite de cabra e ovelha que possuem proteínas e minerais.
Hoje também há muitas variedades de leite vegetal que são utilizados para substituir o leite animal. São eles:
Leite de arroz:Livre de colesterol e lactose, a bebida é uma boa opção para compor o dia a dia dos intolerantes e alérgicos à substância. Fonte de proteínas, ainda que em menos quantidade que o leite de vaca, a bebida de arroz também pode ser enriquecida com cálcio e vitaminas A, do complexo B e D.
Leite de amêndoas: Possui baixo índice glicêmico, ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue, auxilia no funcionamento do intestino e no processo digestivo.
Leite de gergelim: É indicada para diminuir o colesterol ruim, é fonte de cálcio e zinco, que ajudam na síntese das proteínas e melhora a imunidade do organismo.
Leite de girassol e de inhame: Fontes de vitamina E, antioxidante. Atua promovendo amenizando os riscos de câncer, como o de próstata e ainda é promove a saúde do sistema cardiovascular.
Leite de castanhas: Fonte de potássio, fósforo, selênio e manganês, minerais fornecem energia e atuam na saúde dos nossos músculos e ossos.
Leite de coco: Ideais para quem segue uma dieta vegana ou vegetariana, o leite de coco também é uma excelente opção para os intolerantes à lactose e a proteína do leite. Além disso, é uma boa fonte de vitamina C e do complexo B, que fortalecem o sistema imunológico e diminuem os sintomas do cansaço e da irritabilidade.
Leite de Aveia: Contém vitamina E, várias do complexo B, potássio, selênio, cobre, zinco, e manganês. Tem fibras solúveis (absorve o colesterol e o remove) e insolúveis (ajuda o sistema digestivo). Reduz o colesterol total e o LDL, reduz a pressão arterial alta, ajuda a manter o peso, reduz o risco de diabetes tipo 2. É rica em cálcio, ferro, magnésio, e por conter fibras, facilita o fluxo intestinal. Além do mais, é um importante estimulante da produção da serotonina, o hormônio da calma e do bom sono, ajudando a tratar da depressão, especialmente se for associada à semente de linhaça
Bebida de soja: A bebida de soja é chamada de leite pois sua coloração é semelhante ao leite de vaca O teor de proteínas do leite de soja é semelhante ao encontrado no leite de vaca, e ao contrário do leite animal, o leite de soja contém pouca gordura saturada e nada de colesterol. Promove saúde cardiovascular, perda de peso, evita câncer de próstata, hormônio natural fitoestrógeno (função semelhante ao estrógeno produzido pelo corpo humano. A recomendação nutricional é consumir de 2 a 3 copos da bebida por dia, uma quantidade suficiente para obter todos os benefícios da soja sem oferecer qualquer risco à saúde.