POR QUE O DÓLAR CAI OU SOBE?
Na semana passada, fiz uma viagem de férias para o Uruguai com a minha esposa. Recolhendo informações nos meses anteriores a esta viagem, descobri que poderia levar tranquilamente reais para este país por ser muito fácil encontrar casas de câmbio pelas ruas, onde se faz a troca do Real pela moeda local, o Peso Uruguaio. Estando por ali, foi possível confirmar que pelo Uruguai ser um país muito voltado para o turismo, existem realmente muitas casas de câmbio, e todas elas já apresentam na fachada qual é a cotação do Peso Uruguaio em Dólares, Euros, Reais e Pesos Argentinos, afinal a esmagadora maioria dos turistas que viajam para lá são brasileiros e argentinos.
Como pode ser visto na foto, um Real vale por volta de oito Pesos Uruguaios, ou seja, o Peso Uruguaio é desvalorizado com relação ao Real. Ou seja, eu conseguia trocar 500 reais por 4.000 pesos uruguaios. Em média, um jantar para casal em um bom restaurante ficava em 1.600 pesos uruguaios (200 reais).
Esta semana ganhou destaque o fato de que, com a confirmação do resultado das eleições presidenciais, o dólar que estava valendo mais de 4 reais durante o período eleitoral baixou a sua cotação para cerca de 3,70 reais. Ou seja, o real valorizou-se com relação ao dólar. Mas afinal o que determina estas cotações entre moedas de diferentes países?
O Dólar é a grande referência de dinheiro internacional, por ser a moeda da economia mais poderosa do mundo. Para fazer a conversão de Real para Peso Uruguaio é necessário primeiro calcular quantos reais valem um dólar, depois quantos pesos uruguaios valem um dólar. E de que forma se chega a esta cotação do Dólar em reais?
Tal cotação é dada pelo mercado de câmbio. Pense no Dólar como um produto cujo preço é determinado pela lei da oferta e da procura. Quando há confiança na economia do Brasil, os estrangeiros passam a achar que o país oferece boas perspectivas de retorno financeiro e injetam dinheiro no país. Passa a haver uma maior oferta de dólares no país e, por conta disto, ele fica mais barato. Ou seja, são necessários menos reais para se comprar 1 dólar. É onde se fala que “o Dólar caiu”. Quando ocorre o contrário, se as perspectivas forem de uma piora da economia do Brasil, os estrangeiros que investem no país tiram o dinheiro daqui para investir em outros lugares com maior possibilidade de retorno. Os próprios empresários brasileiros podem resolver também tirar dinheiro do país para investir no exterior. Isto diminui a oferta de dólares, fazendo com que sejam necessários mais reais para se comprar 1 dólar. Neste caso, se fala que o “Dólar subiu”.
É possível o governo determinar a cotação do Dólar? Sim, mas congelar o Dólar em um valor muito baixo traria consequências negativas para a economia. O governo teria que encher o país de dólares vindos de fora, podendo fazer isto aumentando a taxa de juros do país para atrair investidores estrangeiros, que dessa forma seriam mais bem remunerados. Em contrapartida, dificultaria a vida das pessoas e empresas brasileiras que dependem do crédito, o que pode estourar o endividamento da população. Portanto, a melhor forma que o governo tem para estabilizar o valor do Dólar é dar condições para que o país tenha uma economia saudável e atraente para quem deseja investir.
Até a próxima!