Projeto Crescer lança livro com Sonetos escritos pelos alunos

Foi lançado na noite da última sexta-feira (19) no hall Biblioteca Pública Machado de Assis o livro “Sonetos”, inteiramente escrito por alunos do Projeto Crescer, desenvolvido pela Casa do Bom Menino, de Arapongas. O projeto pedagógico foi coordenado pela professora Andressa de Oliveira, com o apoio das professoras Marcela Lacerda, Isabela Nunes, Ecatherine Rossetti e Taís Cunha.

Além dos poemas, o livro também foi ilustrado pelos alunos e foi publicado através de patrocínio via Lei Rouanet. “Se dermos oportunidade para nossas crianças e jovens, eles vão desenvolver, a partir daí, os seus talentos, as suas aptidões. Este livro é uma mostra disso. Os poemas que compõem a obra são frutos do trabalho de alunos atendidos pelo Projeto Crescer, devidamente orientados por seus professores”, afirmou o empresário Paulo Pennacchi. “Foi dada a eles a oportunidade de se expressarem através de sonetos sobre temas como o amor, a amizade, os amigos, a escola, a família, a vida, o mundo enfim. Oportunidade que eles aproveitaram, porque foram estimulados e preparados para isso”, acrescentou.

“No mundo atual, as relações pessoais parecem fragmentadas pelas novas tecnologias e pelas múltiplas possibilidades de comunicação. As frases são formuladas às pressas e de maneira muitas vezes desconexa. As palavras vão sendo abreviadas para dar ritmo ainda maior a diálogos quase sempre superficiais. Nesse cenário, ver alunos aprendendo a expressar seus sentimentos através de uma linguagem mais elaborada, buscando um nível mais complexo de expressão para externar sua leitura sobre as coisas do mundo e o mundo das coisas é sempre uma experiência gratificante”, afirmou Cleide Pennacchi.

Vários alunos do projeto declamaram poemas do livro, sendo que alguns foram musicados. Também foram apresentados os autores das ilustrações. E uma apresentação surpresa: o violinista londrinense Roney Marczak, com músicas que emocionaram o público. No final, os alunos receberam o livro com seus trabalhos e presentearam os pais.

Marisa Basana, diretora do Projeto Crescer, lembra que ele atende mais de 500 crianças e adolescentes do 6º ao 9º ano com oficinas culturais e pedagógicas. O Projeto atende na Casa do Bom Menino e na Unopar durante o contraturno escolar. A equipe é formada por 24 educadores, nove auxiliares gerais, um auxiliar de compras, dois psicólogos, além de profissionais nas áreas de marketing, serviço social, assistência social, finanças, orientação pedagógica, supervisão, coordenação e diretora. Desde a sua criação, o Projeto já atendeu mais de três mil alunos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *