Câmara Municipal de Arapongas aprova título de Cidadão Honorário ao Padre João Ozório de Oliveira
A Câmara Municipal de Arapongas aprovou na sessão desta segunda-feira (22), por unanimidade, a concessão de título de Cidadão Honorário ao Padre João Ozório de Oliveira. O projeto de autoria do vereador Lexi Xavier, tem como intuito homenagear o padre pelos trabalhos realizados na Paróquia Santíssima Trindade e adequação do Santuário Divino Pai Eterno.
“Queremos fazer esta homenagem para demonstrar nosso reconhecimento aos grandes feitos e esforços do querido padre João na reforma do Santuário Divino Pai Eteno e nos trabalhos que realiza em nossa comunidade”, justifica Levi e completa, “estou muito feliz por todos os vereadores apoiarem esse feito”.
O padre João Ozório de Oliveira está à frente da paróquia Santíssima Trindade desde 2012 e também atua como Administrador da Diocese de Apucarana. Padre Ozório como é conhecido pela comunidade, disse estar honrado em receber o título que segundo ele é uma forma de carinho por parte da Câmara de Vereadores.
“Recebo a homenagem com muita gratidão, mas vejo não o padre mas sim a igreja católica de Arapongas sendo homenageada com esse gesto”, ressalta o padre Ozório.
Conheça um pouco mais sobre a biografia do novo administrador da Diocese
Filho de José Ozório de Oliveira e Geralda Borges de Oliveira, nasceu em Campanha – Minas Gerais, no dia 04 de março de 1954.
1966 – Migrou-se com a família para o Paraná, fixando residência em Sete de Maio – Município de Cambira, onde concluiu o primário.
1971 – Entrou para o seminário menor da congregação dos irmãos do Sagrado Coração de Jesus em Marília, Estado de São Paulo, onde fez o curso ginasial e parte do 2º grau.
1976 – Fez o noviciado em Campanha, Minas Gerais. Após um ano de noviciado deixa a Congregação dos irmãos do Sagrado Coração de Jesus e retorna para Apucarana, onde trabalhou como auxiliar de escritório na empresa Armarinhos Paraná Santa Catarina, período em que concluiu o ensino médio.
1977 – Entrou no Seminário Diocesano de Apucarana, Dom Romeu Alberti o nomeou ministro extraordinário de Diaconia.
1978 – Iniciou o triênio Filosófico no recém-fundado Instituto Filosófico de Apucarana.
Paralela formação intelectual realizou diversos estágios Pastorais em Sete de Maio Apucarana, Ivaiporã, Mauá, Caixa São Pedro e Cambira.
1980 – Terminado o curso Filosófico Dom Romeu Alberti o nomeou ministro Paroquial da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe em Arapongas.
Começou a atuar também nesse período como professor substituto do Instituto Filosófico de Apucarana.
1981 a 1984 – Cursou Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.
1985 – No dia 26 de Janeiro foi ordenado diácono na Paróquia São José de Cambira.
1985 – No dia 23 de março foi ordenado presbítero por Dom Domingos Gabriel Wisniewski, na Paróquia Cristo Profeta em Apucarana, e designado Vigário Paroquial para a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes de Jacutinga.
1985 – Nomeado Pároco das Paróquias Santo Inácio de Loyola, Santa Luzia, e Santa Inês.
1986 – Nomeado Reitor do Seminário Menor Diocesano, Professor e Diretor dos Estudos no Instituto Filosófico de Apucarana.
1988 – Foi nomeado Reitor do Seminário maior da Diocese (IFA) e continuando exercendo as funções de professor e diretor dos estudos.
Neste período foi nomeado pároco de Aricanduva e colaborador na Catedral e assessor diocesano da Pastoral da Juventude.
1991 – Foi nomeado Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Rio Bom, onde permaneceu até 2012.
1994 – Enviado por Dom Domingos Gabriel Wisniewski retorna a Roma para fazer o Mestrado em Filosofia na Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma.
1997 – Defendeu na tese de Mestrado o argumento.
“O Método Fenomenológico e a teoria dos valores em Max Scheler”.
2011 – Foi eleito membro da Comissão Regional dos Presbíteros – CRP- PR cargo exercido até 2015 e Coordenador Diocesano dos Presbíteros.
2012 – Foi nomeado Chanceler do Bispado por Dom Celso Antônio Marchiori.
Em abril de 2012 foi transferido para a da Paróquia Santíssima Trindade, Santuário Divino Pai Eterno de Arapongas, para as funções de Pároco e Reitor do Santuário, funções que exerce até hoje.
É membro do Colégio de Consultores, membro do Conselho Diocesano dos Presbíteros, membro do Conselho Diocesano de Formadores, membro do Conselho Diocesano pró Diaconato.
Professor do Instituto Filosófico de Apucarana.
Vice-reitor do Seminário, maior de Teologia de Apucarana.
Porta voz oficial da Diocese de Apucarana.
Em 2017 foi nomeado Vigário Geral da Diocese.
Em 19/02/2018 foi eleito pelo Colégio dos Consultores – Administrador da Diocese de Apucarana.