(Vídeo) Colégio Marquês de Caravelas comemora 75 com jantar de gala
Um dos Colégios mais tradicionais da cidade de Arapongas – o Colégio Estadual Marquês de Caravelas, comemora hoje, dia 19 de outubro 75 anos. A data foi festejada na noite de quinta-feira (18) com um jantar de gala, Jubileu de Brilhante, para os funcionários, alunos e ex-alunos da instituição.
Para o diretor do Colégio, Nilson Martins Ribeiro, que está há 15 anos atua como gestor da instituição, os 75 anos do Colégio Marquês de Caravelas é algo que marca a história não só de quem faz parte do colégio como da cidade de Arapongas. Ele conta que estar a frente da instituição e fazer parte dessa trajetória é muito gratificante.
“Para mim é um privilégio estar na administração de um colégio tradicional de Arapongas e poder participar da transformação e da história dessa instituição tão importante para a os araponguenses”, conta o diretor.
A História
Fundado como Grupo Escolar Marquês de Caravelas em 19 de outubro de 1943, o agora Colégio Marquês, teve a construção iniciada em forma de mutirão, onde diversos incentivadores doaram e angariaram materiais de construção, além de voluntários que se dispuseram a ajudar a levantar as estruturas do colégio. O nome da instituição é uma homenagem ao diplomata José Joaquim Carneiro, que recebeu o titulo de marquês na época do Brasil Império em 1823.
Com a união das forças foi erguida de forma modesta um prédio simples de madeira, que dava início ao Grupo Escolar Marquês de Caravelas. Mas a entidade não possuía professores, e o prefeito da cidade de Londrina, Miguel Blasi, sensibilizado cedeu as primeiras professoras e a diretora para iniciar as atividades e atender os primeiros 186 alunos que estudavam em três salas.
Em 1946 o número de alunos aumentou para 636, e em 1949 esse número duplicou se aproximando dos 1300 estudantes. Nessa época foi construído o prédio que até hoje atende estudantes da cidade. A ampliação foi realizada através de recursos estaduais no governo de Moysés Lupion.
Hoje o Colégio Marquês atende 1.200 alunos em 30 turnas divididas em três períodos. Para atender a demanda são utilizadas 15 das 19 salas de aulas.