Falta de energia no sistema de capitação da Sanepar paralisa produção de água em Arapongas
A Sanepar informou que em função da falta de energia desde a noite de quarta-feira (17) em unidades do sistema produtor Apertados, em Arapongas, a distribuição de água na cidade está comprometida nesta quinta-feira (18). Equipes da Copel e Sanepar trabalham para normalizar o fornecimento de energia e a operação das unidades.
O gerente da Copel de Arapongas, Marcos Aberto Rodrigues, informou que as equipes iniciaram o trabalho ontem e hoje pela manhã já retornaram ao local. Segundo ele, a forte chuva que caiu na região de Londrina na tarde desta quarta-feira (17), pode ter sido uma das causas. “O local é de difícil acesso, a captação é feita no rio, no meio do mato e fica próximo a região de Londrina. O temporal que atingiu a região na tarde de ontem ocasionou quedas de árvores. E o forte vento pode ter arremessado galhos nos equipamentos”, explica.
Ainda não há previsão para retomar a produção e os níveis de reservação de água estão críticos. Caminhões-pipa deverão atender situações emergenciais, em hospitais, creches e asilos.
A população deve economizar, priorizando o uso da água para a alimentação e higiene pessoal. A Sanepar lembra que, de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), cada imóvel deve ter caixa-d’água com capacidade para atender as necessidades dos moradores por, no mínimo, 24 horas. O reservatório domiciliar deve armazenar pelo menos 500 litros.
O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.
Para consultar esta e outras informações, use o aplicativo para celular Sanepar Mobile ou acesse sempre o site da Sanepar: https://www.sanepar.com.br
(Com informações da Prefeitura Municipal de Arapongas e SANEPAR)