Transtornos e Boletins de Ocorrência marcam as eleições em Arapongas
Muitos araponguenses reclamaram das votações nesse dia 07 de outubro. Além da demora, alguns eleitores desconfiaram da validação dos votos, como a dona de casa Maria da Penha Siqueira que disse não ter conseguido confirmar o voto para o candidato a presidente. Segundo Maria da Penha quando ela foi confirmar a urna soou o barulho de confirmação e a foto do candidato sumiu. “Achei tudo muito estranho, eu não apertei confirma e a urna fez o barulho e a foto do candidato sumiu. Será que meu voto foi computado?”, questiona a eleitora.
O mesmo aconteceu com o marido da Maria da Penha, o carpinteiro Jurandir da Silva. Ele chegou a chamar um policial para ver a tal falha da urna, mas o militar disse que não poderia acompanhar ele no momento da votação. “Eu queria mostrar para o policial que não houve confirmação do voto, mas ele alegou que não poderia entrar comigo na cabine de votação”, ressalta Jurandir.
Com a eleitora Regina Ferreira Borges aconteceu algo parecido, ela chegou a digitar o número do candidato a presidente mas a foto não apareceu e também não conseguiu confirmar. Com a dúvida sobre a validação do voto, Regina procurou os mesários para que o erro fosse registrado em ata, no entanto a mesária disse que não haveria uma ata para registrar o caso. Diante do fato, a eleitora decidiu registrar um Boletim de Ocorrência.
Outra eleitora que registrou Boletim de Ocorrência, foi a Bruna Vecchiatto que ao chegar no local de votação teve uma surpresa – outra pessoa havia votado em seu lugar. Bruna também gravou um vídeo e postou na rede social.
Canhoto do B.O confeccionado pela eleitora que foi surpreendida com a informação de que outra pessoa votou em seu lugar.
Vídeo mostra momento que eleitora descobre que outra pessoa votou em seu lugar.
Segundo a equipe do Fórum eleitoral de Arapongas, apenas duas urnas eletrônicas tiveram problemas em Arapongas. Uma das urnas estava na Unopar e outra no Colégio Walfredo Correia. Elas foram substituídas rapidamente.
Tentamos contato com o juiz eleitoral, mas até o fechamento dessa reportagem não obtivemos resposta.
Mesária é agredida
Uma mesária foi agredida na manhã deste domingo (07) por uma mulher que ficou enfurecida depois que a mesária pegou no dedo do marido da mulher para realizar a leitura da biometria. A polícia foi acionada e um Boletim de Ocorrência foi confeccionado.