5 exercícios ideais para as mamães que querem perder peso
É fácil encontrar mulheres com uma rotina baseada nos intermináveis compromissos com os filhos, na manutenção da casa e, de quebra, trabalhar em dois turnos. É claro que os autocuidados ficam em último plano. Por conta desse dia-a-dia tão corrido, torna-se complicado preparar refeições sempre equilibradas e encaixar treinos na academia com frequência. Por isso é muito comum que as mamães se tornem sedentárias, percam mobilidade e sintam na saúde e na disposição os efeitos do sobrepeso.
E o problema não termina por aí: comparado aos homens, emagrecer, fisiologicamente, é um processo muito mais difícil para as mulheres. Isso porque as mulheres possuem 20% menos testosterona que os homens. “A testosterona é o principal hormônio responsável pela formação da massa magra, e isso já dificulta nossa vida. Além disso, temos alto nível de estrogênio e progesterona, que são hormônios relacionados à gravidez e ao ciclo menstrual, e que têm função de acumular gordura”, conta a coach e preparadora física Estrela Terra.
Estrela entende bem como é a luta contra a balança e contra as temidas gorduras localizadas. A coach tem 39 anos, trabalha, possui tendência genética a engordar e tem uma filha. Sabendo do tamanho da dificuldade que mulheres como ela passam quando o assunto é emagrecer, Estrela, em uma parceria com Vinícius Possebon, criador do sistema de treinamentos e do grupo Queima de 48 Horas, desenvolveu um programa especialmente para que elas consigam inserir a atividade física em sua rotina de uma maneira fácil e eficiente: o Treino Intensity.
A coach separou cinco dos inúmeros exercícios que fazem parte do estilo de treino do programa, que foram pensados especialmente para as mamães que querem emagrecer. A sequência tem cinco minutos de duração.
1 – Prancha com elevação de braço (deite de barriga para baixo com os braços esticados e apoiados no chão. Eleve para frente um braço de cada vez, e, depois, eleve para os lados do mesmo modo. Evite ao máximo mexer o quadril)
Tempo de execução: 40 segundos
Descanso: 20 segundos
2 – Agachamento com salto (agache como se estivesse sentando em uma cadeira, com as costas retas, e, na hora de subir, dê um impulso para cima)
Tempo de execução: 40 segundos
Descanso: 20 segundos
3 – Meio Burpee (deite de barriga para baixo com os braços esticados e apoiados no chão. Traga as duas pernas simultaneamente para frente, em um pequeno pulo, ainda com os braços apoiados. Leve as pernas para trás no mesmo movimento)
Tempo de execução: 40 segundos
Descanso: 20 segundos
4 – Agachamento com elevação lateral de perna (apoie as duas mãos na cabeça, com os braços abertos. Agache como se estivesse sentando em uma cadeira, com as costas retas. Na hora de subir, tente encostar o joelho esquerdo no cotovelo esquerdo, curvando o corpo lateralmente. Faça o mesmo movimento para o lado direito)
Tempo de execução: 40 segundos
Descanso: 20 segundos
5 – Prancha com abdução (deite de barriga para baixo com os braços esticados e apoiados no chão. Abra e feche as pernas em pequenos impulsos)
Tempo de execução: 40 segundos
Descanso: 20 segundos
Como o programa tem duração de 10 semanas, a lista de exercícios ideais para as mamães emagrecerem não acaba por aqui. Além de serem séries diárias com apenas 10 minutos de duração – desse jeito, não atrapalha a rotina corrida – os treinos usam o peso do próprio corpo e não é necessário nenhum tipo de aparelho de academia, nem muito espaço em casa.
Para as mamães que têm alguma dor no joelho ou estão sedentárias há muito tempo, a coach dá exercícios alternativos de leve impacto neste vídeo: https://www.youtube.
Estrela aconselha: “Precisamos, sim, ter um momento para nos cuidar, e, pode ter certeza que esses 10 minutinhos de treino é o tempo necessário para mudar o nosso dia todo”.