Comissão se reúne com prefeito para definir destino do Museu de Arapongas

Uma comissão formada por seis representantes da sociedade de Arapongas e artistas locais se reuniram com o prefeito Sérgio Onofre na tarde de quarta-feira (22), para entregar um requerimento e interceder sobre o MAHRA (Museu de Arte e História de Arapongas), que deve mudar de local. Ainda não há um data prevista para a mudança no entanto, muitos materiais já foram encaixotados e outros foram enviados para a biblioteca pública.

Devido a mudança exposições que já estavam agendadas foram canceladas. Uma delas é da artista Rosa Maria Glavan Silveira que iria expor cerca de 20 quadros com a temática de pássaros que dão nomes as ruas de Arapongas.

A artista disse que ficou surpresa com a notícia, já que a exposição havia sido firmada com a administração do Museu. “É muito triste saber do cancelamento e da retirada do Museu do centro da cidade. A cultura só perde com tudo isso”, lamenta.

O Museu que atualmente está localizado no prédio da antiga prefeitura, que fica ao lado da igreja Matriz, deve trocar de casa o que preocupa o grupo de representantes e artistas.

Segundo o artista plástico José Reinaldo Mendes, a atual localização do MAHRA é propícia para incentivar a cultura, já que que fica na avenida principal da cidade além de estar ao lado de um ponto turístico e referencial como a igreja Matriz. “Por estar bem localizado o Museu de Arapongas atrai mais visitantes. O araponguense que vai a igreja Matriz ou à avenida central pode parar uns minutinhos e conhecer a história de Arapongas”, argumenta o artista plástico.

A Presidente da Câmara da Mulher Empreendedora de Arapongas, Joana Nascimento Pennacchi, que também faz parte da comissão, diz que o local onde hoje está o MAHRA é uma conquista porque além de bem localizado, o prédio que abriga o Museu é histórico. “O MAHRA é um local que abriga o coração dos araponguenses, ele é importante para a história da nossa cidade” destaca Joana.

A presidente ainda frisa que caso não consigam reverter a transferência do MAHRA que a mudança seja feita com cautela em um espaço adequado para o incentivo à cultura na cidade.

O prefeito Sérgio Onofre elogiou o posicionamento da comissão em lutar em pró a cultura e ressaltou que é importante a comunidade manifestar opiniões e debater o assunto. “Todos os araponguenses tinham que fazer o que esse grupo fez hoje, para mim foi um bom exemplo que deve ser seguido por outros segmentos da sociedade”, disse.

No entanto Onofre afirmou que por questões de economia a transferência do MAHRA será feita. O local irá abrigar a Secretaria de Educação que hoje está em um prédio alugado, o que gera gastos para o município.

Onofre explicou que a princípio a ideia é levar o Museu para a biblioteca pública ou ainda no prédio da antiga estação ferroviária onde atualmente abriga uma lanchonete, mas ainda existi a opção de construir um museu anexo ao prédio da biblioteca.

Para a idealizadora da comissão Luciene Honesko, o grupo quer que o Museu seja cada vez mais conhecido pelos araponguenses e visitantes que estão na cidade e para que isso aconteça nada melhor que continuar no local onde está – bem localizado e em um prédio histórico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *