Sistema de comunicação digital agiliza atendimento do Samu em Arapongas e Apucarana

Já está funcionado no Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) de Apucarana um novo Sistema de Rádio de Comunicação Digital com um moderno recurso que agiliza o atendimento das ocorrências em Apucarana e Arapongas. Cada uma das três ambulâncias que operam nos dois municípios conta agora com GPS permitindo que os operadores da Central de Regulação visualizem numa tela a localização de cada uma delas.

Segundo o coordenador do SAMU em Arapongas, Adriano Profírio Piza, o equipamento agilizou o serviço pois  fornece o endereço exato da ocorrência e a localização da ambulância mais próxima. “Com esse equipamento, é possível a central de deslocar a ambulância que se encontra mais próxima da ocorrência, agilizando o atendimento”, explica o coordenador.

Atualmente o Samu 192 tem abrangência regional, atendendo a uma população superior a 350 mil pessoas. As centrais de regulação do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) de Apucarana e do Samu Regional Centro Norte são responsáveis pelo atendimento de 17 municípios do Vale do Ivaí.

“As informação para atendimento vem da Central de Regulação que fica em Apucarana. Já está em andamento a licitação para a locação de um novo endereço para a instalação de uma repetidora que vai melhorar, ainda mais, a qualidade do sinal, aqui no município de Arapongas. Assim, atenderemos com mais precisão e agilidade os conjuntos mais distantes com o Tropical e o município de Sabáudia”, avalia Adriano Porfírio.

Os municípios atendidos pela regional do Samu são Apucarana, Arapongas, Cambira, Califórnia, Novo Itacolomi, Rio Bom, Marilândia do Sul, Faxinal, Mauá da Serra, Borrazópolis, Grandes Rios, Sabáudia, Jandaia do Sul, Bom Sucesso, Marumbi, Kaloré e São Pedro do Ivaí. Os dois municípios maiores – Apucarana e Arapongas – são servidos por três ambulâncias cada, sendo duas com serviço básico e uma de avançado. Outras duas unidades básicas servem aos municípios de Faxinal e Jandaia do Sul.

 

 

(Com informações da Prefeitura Municipal de Apucarana)

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