Você sabe o que é APLV?
A Alergia a Proteína do Leite de Vaca (APLV) está se tornando cada vez mais frequente com o passar dos anos. A APLV ocorre pela introdução muito cedo do leite de vaca e seus derivados na alimentação.
As mães muitas vezes não sabem como proceder, e têm muitas dúvidas de quando fazer o desmame da criança e acabam substituindo o leito materno pelo leite de vaca.
Mas o correto é não para de amamentar, pode continuar amamentado sim! E assim podemos dar início a restrição alimentar da mãe – a nutriz, e garantir com isso o benefício alimentar da criança.
O período de amamentação é uma fase muito importante tanto para a mãe quanto para o bebê, por isso é necessário nesse período fazer acompanhamento alimentar com um nutricionista. Só um profissional irá conseguir orientar corretamente como selecionar os alimentos, o que pode comer nessa fase e o que tem que se evitar.
Durante o acompanhamento nutricional, toda a família recebe orientação de como preparar o alimento, o que pode dar e o que tem que evitar dar para o bebê. Normalmente esse acompanhamento dura cerca de oito semanas, no entanto, existe registro de profissionais que obtiveram bons resultados ampliando esse período de acompanhamento.
É importante lembrar que algumas crianças podem necessitar de complementos alimentares, nesse tipo de caso a indicação é feita por profissional, pois se for administrada de forma errada pode aumentar ou criar uma alergia.
Procure sempre um profissional de nutrição para auxiliar no tratamento e orientar a melhor forma de promover a saúde.