Mês passado estive visitando uma das maiores mostras de decoração da América latina. O Casa Cor São Paulo acontece todo ano e traz ambientes de renomados arquitetos. Após visitar e definir meus preferidos, resolvi dividir com vocês alguns deles.
Logo no início me encantei por esse espaço, a relação entre conforto e a simplicidade causa uma sensação de espaço humanizado que me fez querer ter um cantinho assim lá em casa.
Peças embutidas em nichos e molduras continuam em alta junto com móveis que valorizam o traço reto e horizontal
Mais uma vez a presença de moldura, mas dessa vez ele valoriza a visão externa ao mesmo tempo em que gera um espaço íntimo de estar, é um nicho, uma moldura, um banco? Tudo de uma vez só.
Não é de hoje que o ripado na vertical está fazendo sucesso, essa trama de recuos e avanços valoriza qualquer parede, mas aqui o efeito causa surpresa pelo detalhe translucido embaixo e pelo uso da cor branca ao invés do madeirado.
E o que falar de uma parede de vidro assim para sua sala? Com vista para um imenso jardim linear, jogo de luz e sombra, e ainda passagens imensas para o externo, possibilitadas por portas pivotantes.
Pensando em materiais e peças de decoração, o mármore em composição com o ferro voltou com tudo. Essas peças de arte disfarçadas de vasos valorizaram ainda mais o espaço reinando sozinhas em um canto da sala de estar.
Mais uma vez a moldura/nicho. Aqui valorizando a banheira em um dos banheiros com menos “cara de banheiro” da mostra.
E quando o teto chama mais atenção do que todo o ambiente? É impossível olhar sem reparar primeiro no teto. As tramas com elementos geométricos em madeira dominaram visualmente o espaço.
E que tal utilizar vegetação e pedra no banheiro? Com poucos cuidados de manutenção, é possível e pode deixar seu ambiente muito mais sofisticado.
Quem disse que não pode usar cor forte? Esse cantinho remetendo ao quintal é perfeito para quem mora em apartamentos
E por último, essa composição simples e marcante. Tijolinho aparente no branco com uma imensa fotografia emoldurada em 3 partes. A contradição entre o moderno e o antigo foi aplicada com tanta sutileza que é impossível achar o espaço cansativo.
arquiteturavp@gmail.com
(43)3152–2317
Rua: Pombas nº 175 – Centro
Arapongas-PR