Arapongas: Mãe acaba detida após deixar filhos sozinhos para ir à UBS
Uma mulher, de 35 anos, acabou detida ontem à tarde, no Bairro Monte Carlos após de denúncia anônima de abandono de incapaz. Um dos vizinhos avistou uma criança, de 3 anos de idade, sozinha na calçada em frente à residência. A menina estava sozinha na calçada a cerca de meia hora, segundo relatos à Polícia Militar (PM).
De acordo com o boletim da PM, ao chegar ao local, a equipe se deparou com uma menina nua, de 3 anos, na calçada. A testemunha e solicitante relatou à equipe que a criança já se encontrava na calçada há alguns minutos, cerca de meia hora.
Neste período, a criança estaria se lavando, pois havia evacuado na roupa, e, inclusive, teria escorregado na calçada, mas sem gravidade. Por este motivo, segundo a PM, a testemunha fez contato com o 190, acionando a equipe que, ao chegar à residência, constatou que, além da menina, de 3 anos, havia na casa, outra criança, de 7 anos, que estava dormindo.
Ainda segundo a equipe, que esteve no local, após, aproximadamente 10 minutos, chegou uma adolescente, de 13 anos, que disse que a mãe estava no posto de saúde e ela era a responsável pelas crianças. Porém, como também era menor de idade, a equipe policial pediu para que ela fosse até a Unidade Básica de Saúde (UBS) e avisasse a mãe da situação.
A mulher, logo depois, chegou e disse, de acordo com a PM, que teria ido ao posto de saúde para buscar remédios e que teria deixado as crianças, de 7 e 3 anos, na responsabilidade da filha, de 13 anos.
Diante da situação, o Conselho Tutelar foi acionado. A conselheira que esteve presente revelou que a família já vem sendo acompanhada.
Diante dos fatos, a equipe conduziu a mãe até a 22º Subdivisão Policial (SDP), para as providencias cabíveis e as crianças foram entregues pela equipe à conselheira, que posteriormente fez a entrega ao pai, que assumiu a guarda das crianças.