Vendas de cervejas e carnes disparam durante a Copa do Mundo

As comemorações dos torcedores durante os jogos da Seleção Brasileira já estavam aquecendo o comércio. Uma pesquisa realizada pelo setor de economia da Associação Paulista de Supermercados (Apas) concluiu ao apontar os itens cerveja e carnes como os principais responsáveis pelo aumento nas vendas nos dias em que o Brasil jogou na Copa nesses estabelecimentos comerciais.

Os supermercados comemoraram. Apesar das vendas em dias de jogo do Brasil ficarem abaixo do esperado para um dia normal após a realização da partida, momentos antes do jogo o movimento era grande. O aumento no consumo de cerveja, por exemplo, foi de 30% a 50%, já o da carne chega a 20%.

Horário

O movimento e até a escolha dos produtos, porém, também dependiam do horário da partida. Segundo  o levantamento da Apas, quando os jogos ocorriam às 15 horas, o movimento nos supermercados cava mais intenso cerca de duas a três horas antes do horário do jogo e os itens mais procurados seguiram sendo as cervejas e as carnes.
Já quando o Brasil jogou às 11h, como na partida contra o México válida pelas oitavas de final da Copa do
Mundo, o movimento nos supermercados ficou mais concentrado na última hora antes da partida e a
escolha foi por produtos mais típicos do café da manhã dos brasileiros como panicados, frios, sucos e
laticínios, que tiveram altas de mais de 10% nas vendas.

“O curioso é que as vendas pós jogo se mantêm abaixo da média de um dia comum, demonstrando que os
consumidores tendem a estocar produtos para não precisarem mais sair de casa”, explicou Thiago Berka,
economista responsável pela área de Economia e Pesquisa da Apas. Ele também armou que “além disso,
com a sinergia com as Festas Julinas e o fato de quase 92% das pessoas assistirem aos jogos em casa, houve aumento do consumo de pipoca e amendoim.”

Além destes, as vendas de outros aperitivos também se destacaram no período, sendo que linguiças,
salames e bacon tiveram alta de até 20% na comercialização.

O aumento nas vendas nos supermercados constatado pela Apas dialoga com uma pesquisa realizadas nas
capitais brasileiras pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de
Dirigentes Lojistas (CNDL) que projetou que cerca de 60 milhões de consumidores brasileiros deveriam
gastar com produtos ou serviços relacionados à Copa do Mundo e movimentar mais de R$ 20 bilhões na
economia nacional.Os jogos da Copa vão até dia 15. (Com informações O Diário de Maringá).

(Imagem ilustrativa)

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