Morre ex-chefe da 16ª Regional de Saúde de Apucarana, doutor Yamamoto

O médico pediatra Kazuhiko Yamamoto, de Apucarana, faleceu no início da manhã de domingo (24) no hospital do Coração em Londrina, por volta das 07h25, aos 82 anos. O velório acontece desde ontem à tarde no Salão da Loja Maçônica Moreira Sampaio, Rua Osório Ribas de Paula, 38, na área central de Apucarana. Já o sepultamento acontece hoje às 10 horas no Cemitério Cristo Rei. A causa da morte não foi divulgada.

Yamamoto era um nome muito conhecido na região pelo exercício da profissão por longos anos na área médica. O médico foi cchefe da 16ª Regional de Saúde, por vários anos, nos governos de Jaime Lerner e Roberto Requião. Yamamoto também chegou a ocupar cadeira no Legislativo de Apucarana, na condição de suplente.

Yamamoto exerceu a presidência da Associação Cultural e Esportiva de Apucarana (ACEA), na década de 1990.

Ele foi ainda, por muitos anos, diretor da Associação Brasileira de Canto Japonês. A agremiação, que congrega a colônia japonesa do município, está realizando neste fim de semana a sua tradicional Festa da Cerejeira, e suas lideranças ficaram consternadas com a perda de seu ex-presidente.

Kazuhiko Yamamoto deixa esposa, Satimi Yamamoto, e filhas, Cynthia, Irina, Tais Lika e Silvia Yumi, além de genros e netos.

O prefeito de Apucarana, Beto Preto, divulgou ontem (24), nota de pesar, lamentando o falecimento do médico pediatra Dr. Kazuhiko Yamamoto, aos 82 anos. “Trata-se de um cidadão de família pioneira, que aportou em Apucarana no final da década de 1930 e que ao longo de sua trajetória profissional foi um dos mais renomados pediatras da cidade e região”, assinalou Beto Preto, lembrando que ele próprio, quando criança, era paciente de Yamamoto.

Mesmo com idade avançada, o médico Kazuhiko Yamamoto continuava trabalhando pelo SUS, atendendo os bebês e as crianças, acompanhadas de seus pais, percorrendo todas as unidades básicas de saúde (UBSs) de Apucarana.

“De conduta ilibada, ético e extremamente profissional, Yamamoto fez história na pediatria do Norte do Paraná”, ressalta o prefeito.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *