Crianças de Arapongas têm aula piloto na “Escolinha de Cidadania e Trânsito”
Cerca de vinte crianças participaram na última segunda-feira, dia 18, de uma aula piloto na “Escolinha de Cidadania e Trânsito” construída na sede da 7ª Companhia de Companhia Independente de Polícia Militar de Arapongas. A expectativa, segundo comandante da unidade, capitão Ademir da Fonseca Júnior, é que o espaço entre em funcionamento a partir das férias escolares, ou seja, em agosto deste ano.
Os alunos que participaram da aula fazem parte do Projeto Crescer. A aula piloto com as crianças teve por objetivo auxiliar na elaboração da dinâmica a ser utilizada nas atividades da “Escolinha de Cidadania e Trânsito”, que vai funcionar na Oficina de Trânsito na 7ª Cia, sendo uma ação integrada entre a Polícia Militar, a Guarda Municipal de Arapongas e a Secretaria de Segurança Pública e Trânsito (Sestran) e a Secretaria Municipal de Educação.
O comandante da PM de Arapongas, capitão Fonseca, explica que ainda estão aguardando a chegada de carrinhos elétricos, que serão usados durante as oficinas. “As turmas regulares serão compostas de alunos das 4ª séries. A previsão para início das atividades é para agosto, período após as férias escolares”, diz.
Ele adianta que uma reunião está marcada para esta quinta-feira, dia 21, com a Secretaria Municipal de Educação para ajustar detalhes do projeto.
Novas parcerias
Em fevereiro deste ano, as instituições que fazem parte do projeto visitaram a Escolinha de Trânsito instalada na Viapar de Maringá. A concessionária foi a responsável por viabilizar a construção da pista da “ Escolinha de Cidadania e Trânsito” de Arapongas nos espaços da 7ª Cia.
Anteriormente, os trabalhos da “Escolinha de Cidadania e Trânsito” eram desenvolvidos pela Guarda Municipal, com o apoio da Secretaria de Educação e da Guarda Mirim que, através de uma parceria, disponibilizam o espaço.
Com a nova parceria, a Escolinha contará com um espaço mais amplo na sede da PM. A partir deste ano, além do apoio da Viapar e das instituições que já realizam o trabalho, passaram a participar do projeto a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, o Samu e a Ciretran.