Registrado primeiro caso de H1N1 em Rolândia
A Secretaria Municipal de Saúde da cidade de Rolândia confirmou hoje que uma gestante residente na cidade contraiu o vírus H1N1 Influenza A.
Segundo a Secretaria de Saúde a paciente não havia tomado a vacina contra a gripe e procurou atendimento com os sintomas da doença no dia 30 de maio. A paciente foi medicada com Tamiflu e monitorada e já está curada.
Vacinas
As Unidades Básica de Saúde de Rolândia possuem a vacina trivalente contra influenza de 2018 para os grupos prioritários, a campanha de vacinação na cidade segue até o dia 15 de junho.
De acordo com o Ministério da Saúde, o público-alvo da campanha em 2018 totaliza 54,4 milhões de pessoas no Brasil. A meta é vacinar 90% dessa população – em Rolândia pouco mais de 80% foram imunizados até agora. Para receber a vacina (grupos prioritários), basta comparecer a uma Unidade de Saúde mais próxima e levar a carteira de vacinação, sempre até as 17 horas.
Sintomas
Os sintomas do H1N1 são parecidos com os de outras gripes: os mais comuns são febre alta, tosse, dificuldade para respirar, dor muscular e de cabeça. A recomendação do Ministério da Saúde é para se evitar locais com aglomeração de pessoas, pois isso reduz o risco de contrair a doença.
(Imagem ilustrativa)