Conheça o Kefir
Muito usado na medicina Europeia, o Kefir originou-se na montanhas de Cáucaso. O alimento é uma colônia de leveduras que é fermentado na presença de mais de 35 tipos de bactérias, que se alimenta de lactose no processo de fermentação de leite de origem animal, ou na água onde usa de sacarose, frutose outros tipos de dissacarídeo. Sendo assim são presente no Kefir as leveduras, ácidos lácticos e lactobacilos
Os diversos lactobacilos encontrados no filtrado do kefir auxiliam a restaurar o equilíbrio da flora intestinal. Tomando-o todos os dias, ele ajuda na proliferação da das bactérias do bem, no combate de toxinas, problemas gastrointestinais como a síndrome do intestino irritável, gastrites, úlceras , a disbiose intestinal (desequilíbrio na flora). Ainda pode auxiliar na regulação do intestino, intolerância a lactose, equilibra flora intestinal, reduz colesterol ruim, ajuda na síntese das vitaminas do complexo B.
Dica para cultivar o Kefir no leite
100 gr de grânulos de Kefir
1 litro de leite (integral, semidesnatado , desnatado)
Reserve em um recipiente de vidro por 24 horas. Coe os grãos, separe o leite fermentado. Repita o processo.
O filtrado do Kefir pode ser consumido batido com frutas cítricas, mel, também pode ser utilizado para fazer molhos para saladas ( limão, ervas e azeites).
Dica para cultivar Kefir na água
1 litro de água filtrada
1 colher de sopa de açúcar mascavo
2 colheres de grãos de Kefir
Reserve tudo em um recipiente de vidro, misture bem e deixe fermentar por 24 horas. Depois é só coar.
Se quiser pode adicionar suco de 1 limão após coar kefir.