VOCÊ QUER CONTROLAR OU SER CONTROLADO?

Notícia do dia 16 de maio aqui no O Comuniqueiro: “Em novo recorde, país tem 61,2 milhões de pessoas com dívidas em atraso”. É o resultado de uma combinação fatal para o Brasil: a falta de uma boa educação financeira somada a um período de pelo menos 2 anos em que enfrentamos uma grande crise econômica (cuja recuperação está sendo muito mais lenta do que o desejado) dá todas as condições para que este recorde seja mesmo batido. Mas não se assuste! Aqui nós passaremos sempre dicas para evitar que você faça parte deste recorde!

Há muitas razões para as pessoas terem este tipo de atitude, algumas que até envolvem mais psicologia do que economia. Muitos por exemplo preferem abrir mão da tranquilidade financeira para manter ou demonstrar um status perante a sociedade. Quando por algum motivo a renda desta pessoa diminui, como por exemplo, uma demissão, ela se recusa a diminuir o seu nível de gastos pelo medo que as pessoas com quem convive percebam que a sua situação financeira piorou, o que abalaria muito sua autoestima. Em resumo, elas aceitam viver endividadas para manter o status.

Porém há muitos casos de pessoas que gostariam de ter uma situação financeira mais tranquila, mas não sabem como romper o círculo vicioso de gastar mais do que ganham. O principal motivo para isto acontecer é a falta de controle. Quem gasta mais do que ganha geralmente sabe que isto está ocorrendo, mas não consegue fazer nada a respeito. É normal que estas pessoas passem a ver o dinheiro como um “fantasma” em suas vidas, uma entidade, um inimigo invisível que elas não conseguem combater. Elas passam a ser controladas pelo dinheiro, sendo que na verdade o dinheiro nada mais é do que uma invenção do ser humano para facilitar as transações, portanto são as pessoas que devem controlar o dinheiro, e não o contrário!

E só existe uma maneira de se ter controle sobre o dinheiro: registrando diariamente todos os seus gastos. DIARIAMENTE! Dez minutos por dia são suficientes para isto, mas é necessário ter muita DISCIPLINA. Estes registros podem ser feitos em qualquer lugar: uma planilha, um aplicativo no celular, uma agenda, em papel de pão, não importa! Só não deixe de anotar as suas despesas, porque somente assim você saberá se está gastando mais do que ganha e também o QUANTO exatamente você está gastando mais do que ganha.

Vai ser difícil manter a disciplina no começo, vai dar preguiça, mas se você se esforçar e for firme isto vai virar um hábito, como escovar os dentes todos os dias. E você vai se animar quando os resultados aparecerem! Colocando as informações no papel o dinheiro deixa de ser um inimigo invisível, afinal passamos a enxergar de forma real os nossos gastos. Isto nos dará condições de agir de forma certeira para enfrentar o problema, controlando o dinheiro e melhor ainda, fazendo com que ele trabalhe a nosso favor!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *