Você está preparado para encarar uma reforma?
Mais cedo ou mais tarde todo mundo vai encarar um obra, e em alguns casos a reforma é a escolha ideal, mas é preciso levar em consideração alguns pontos:
Você sabe qual o valor máximo que deseja gastar?
É possível chegar a essa resposta através de algumas analises simples. A primeira coisa a definir é o que deseja fazer na reforma: quebrar paredes, trocar piso, mudar gesso, pintar (a lista não tem fim).
Mas como definir isso? Nesse caso uma consultoria com o profissional de arquitetura pode facilitar muito, juntos vocês podem definir todos esses detalhes e elencar o que não pode faltar e o que fica em segundo plano (nesse caso só faremos o que está em segundo plano caso entre no orçamento máximo). Se o dinheiro não dá para executar todas as modificações necessárias você poderá se planejar para que a reforma aconteça em duas etapas e de forma coerente.
Com os itens e valores estipulados, é a hora de definir o projeto. Ele será desenvolvido de acordo com o que foi definido sobre investimentos. Assim poderemos definir investimentos máximos para pisos, luminárias, decorações e demais itens que possuem muitas variações de preço. Lembre-se que mão de obra não é um item para economizar, uma equipe qualificada é primordial para o resultado final.
Junto com o projeto é importante definir um cronograma de tarefas para que o prazo seja controlado com mais afinco, ele poderá ser definido pelo profissional responsável pela obra em conjunto com você e as equipes de construção.
Dependendo do tipo de reforma é importante sair da casa por um tempo, isso devido a pó, barulho, e até mesmo necessidade de desligamento de água, gás e etc. Tenha em mente que uma reforma de grandes proporções pode gerar um ambiente de estresse para você e sua família e principalmente gerar problemas de saúde como renite e alergias diversas.
Se você mora em apartamento comunique os vizinhos e o síndico sobre a reforma, para que estejam cientes do barulho que acontecerá em horário comercial. Pode parecer exagero, mas entrar em conflito com os vizinhos pode gerar um desgaste ainda maior.
Agora sim, parece que está tudo sob controle, mas é preciso lembrar sempre que podem aparecer imprevistos, se você já assistiu algum episódio da famosa série “Irmãos a obra” sabe muito bem disso. Pode ser a fiação que precisa de reparos, os encanamentos que estão desgastados, a estrutura que precisa ser reforçada. Isso acontece porque muitos desses materiais e estruturas estão ocultos antes de começarmos a reformar. Separe 10% do valor total da obra para suprir essas necessidades que podem aparecer durante o trajeto.
No final você vai perceber que com planejamento certo e um
pouco de paciência reformar não é tão assustador assim.