Prodasa completa 49 anos de empreendedorismo em Arapongas
Pioneira no setor de alimentação em Arapongas, a Prodasa completa 49 anos de empreendedorismo e confiança na terra dos pássaros. Maria De Fátima Fernandes Cassitas, diretora de Recursos Humanos da Prodasa, revela o início da trajetória da empresa. “Todo grande projeto, toda grande história e toda grande caminhada sempre começa com um primeiro passo, com a Prodasa não foi diferente. O primeiro passo foi dado através do sonho e desejo do diretor-presidente, José Maria Fernandes”, diz.
Maria de Fátima frisa que foi ele que traçou as “fundações” principais da empresa que são o trabalho, a honestidade e a integridade pessoal e profissional. “Com essa base nos possibilitou chegarmos até aqui e projetarmos nosso futuro junto com a cidade de Arapongas, sempre levando o nome de Arapongas a todos os cantos do Brasil e também para outros países”, diz.
Mas antes de chegar a outros países, ela frisa que foi preciso acreditar e investir num setor que não tinha expressividade na década de 1960. “O pioneirismo tem seus desafios e particularidades. Apresenta caminhos muitas vezes desconhecidos, porém de grande valor pessoal e para a sociedade onde estamos inseridos. Foi pensando assim que, na década de 1960, José Maria Fernandes assumiu esse protagonismo de ser o pioneiro num segmento diferenciado do município”, frisa.
“Porém, esse setor, já se apresentava como uma grande “mola propulsora” que auxiliaria de forma muito forte no desenvolvimento de Arapongas, o que ainda hoje é confirmado com o grande número de empregos diretos ofertados pela empresa e pela visibilidade que os produtos aqui produzidos proporcionam no mercado nacional e internacional”, complementa Maria de Fátima.
A diretora de Recursos Humanos avalia que “como nosso diretor-presidente sempre comenta, com trabalho e dedicação, não existe crise que resista. Portanto, independente do setor de atividade, é o trabalho em equipe, atrelado ao esforço individual de cada pessoa, que faz com que uma empresa cumpra seu papel na sociedade e sempre visualize uma possibilidade real de crescimento a ser conquistada. Esta deve ser a motivação diária a mover todos nós”, afirma.
Quase meio século de empreendedorismo
Em 49 anos, a empresa passou por vários períodos econômicos e momentos marcantes em sua trajetória. Maria de Fátima, nesses 49 anos, revela um posicionamento da empresa como diferencial “citamos sempre aqueles em que mostramos que não ficamos parados, ‘esperando as coisas melhorarem’ para depois agirmos, ou seja, buscamos o crescimento para podermos continuar caminhando”.
Como exemplo, ela cita as diversas expansões feitas na empresa, tanto de sua estrutura física quanto de equipamentos para a diversificação de produtos, como quando em 1983 o primeiro forno de biscoitos é adquirido e a empresa moderniza equipamentos para a produção de doces e balas.
Outro ponto importante, segundo a diretora de Recursos Humanos, ocorreu em 1985. “Nesta data, a expansão continuou dentro da visão da nova diretoria, com contínuos investimentos em equipamentos e a estruturação do departamento de Recursos Humanos, visando à valorização do elemento humano na empresa”, diz.
Já no ano de 2006, com a filosofia em mente de olhar para o futuro, mas com atitudes no presente, Maria de Fátima lembra que a Prodasa inaugurou o Centro de Distribuição, organizando e agilizando ainda mais um de seus diferenciais competitivos, como logística.
Ela cita ainda que no ano de 2007, quando a Loja Prodasa foi inaugurada, fazendo com que o cliente tenha mais conforto para efetuar suas compras em um ambiente agradável e preparado para atendê-lo de forma rápida e eficiente. “Acreditamos que dentre muitos momentos marcantes, esses foram os principais”, pontua.
Atualmente, a Prodasa tem como linhas principais de produção biscoitos, massas alimentícias, balas, pirulitos e doces.