Prevenção do suicídio é tema de palestra em Apucarana
Diante dos casos recorrentes de suicídios em Apucarana e municípios da região, a Escola de Desenvolvimento Humano ‘Casa do Caminho’ (Edhucca) promove nesta terça-feira, dia 22, às 19h30, no Clube 28 de Janeiro, uma palestra sobre o tema. O evento, que será conduzido pela psicóloga, que é mestre em Análise do Comportamento, Simone Oliani, de Londrina, tem por objetivo falar diretamente com pais, educadores, profissionais de saúde e lideranças, sobre a prevenção do suicídio, e ensinar como identificar e ajudar pessoas que estejam passando por situação semelhante. A entrada é um quilo de alimento não perecível.
A presidente da Edhucca, Aída Assunção, revela que a iniciativa ocorre diante de casos frequentes de suicídios cometidos tanto por jovens quanto por adultos em Apucarana e cidades vizinhas. Um levantamento feito junto à 16ª Regional de Saúde (RS), de Apucarana, aponta um aumento de 16% de 1º de janeiro a 30 de abril deste ano comparado com o mesmo período de 2017. Neste ano, o relatório aponta 14 óbitos autoprovocados, contra 12 no ano passado.
Em todo o ano passado foram 35 casos, se analisados somente os casos ocorridos nos primeiros quatro meses deste ano, já soma 40% de todas as situações de 2017. O que também chama a atenção é o caso de suicídio entre jovens. Na faixa etária de 15 e 29 anos, concentra-se 57% das vítimas. Ou seja, das 14 vítimas, oito tinham menos de 30 anos. “Nós trabalhamos muito com o público jovem e os pais têm vindo conversar conosco pedindo ajuda, para saber como identificar se algo de errado estiver acontecendo com os filhos ou com alguém da família e assim poder ajudar. Os pais não estão sabendo como lidar com essa situação”, diz.
Ainda de acordo com a presidente da Edhucca, a finalidade da palestra é abrir uma discussão sobre esse problema, que é seríssimo. “A Edhucca, como escola de desenvolvimento humano e acolhimento, está preocupada e entende que tem que falar sobre esse assunto. Acredito que será uma oportunidade para toda comunidade conhecer mais sobre os diversos aspectos que envolvem o suicídio e ajudar a preveni-lo”, assinala.
Encontro irá abordar os mitos sobre o suicídio
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 90% dos casos de suicídio são evitáveis. No Brasil, de acordo com levantamento do Centro de Valorização da Vida (CVV), 32 brasileiros tiram a própria vida por dia, número maior a de vítimas de HIV e diversos tipos de câncer.
A psicóloga Simone Oliani, que ministrará palestra na próxima terça-feira, dia 22, explica que durante o encontro irá abordar os mitos que rondam o suicídio, entre eles, que é um fenômeno raro. “Os números mostram que não são raros casos de suicídio. Tanto é que 16 pessoas foram vítimas nos últimos meses em Apucarana e cidades vizinhas (incluindo dados de maio). Precisamos investigar o que está levando ao suicídio. É uma situação atípica”, observa.
Outro mito, segundo a especialista, é de quem quer pôr fim a própria vida não fala. “Vamos trabalhar essas questões, inclusive como identificar sinais durante as conversas e o que fazer para ajudar, como fazer uma escuta ativa e encaminhamento para tratamento”, diz.