A Prefeitura Municipal de Arapongas, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Serviços Públicos e Meio Ambiente(SEASPMA), realizou na tarde de ontem(10), a coleta e destinação final ambientalmente correta de 10.151 unidades de lâmpadas fluorescentes, de prédios públicos.
Tal ação foi realizada por empresa especializada contratada pela prefeitura, para a destinação correta.
As lâmpadas fluorescentes são extremamente nocivas ao meio ambiente e à saúde das pessoas se não forem descartadas de maneira correta. Isto porque as lâmpadas fluorescentes contêm gases de metais sob pressão no interior do bulbo (vidro), tais como mercúrio, altamente tóxico.
O secretário de Meio Ambiente Luiz Gonzaga Pereira, enfatiza que ações como essa são imprescindíveis ao meio ambiente. ” É importante ações como esta, para que haja uma redução na poluição e contaminação gerada pelos materiais existentes na composição das lâmpadas.”, explica.
Ainda conforme a secretaria do Meio do Ambiente, novas ações semelhantes serão executados por toda a cidade, inclusive, contando com a participação das empresas fabricantes responsáveis pelo recolhimento, dentro da logística reversa prevista Lei de Resíduos Sólidos.