Projeto Crescer de Arapongas oferece vagas para contraturno escolar

O Projeto Crescer desenvolvido pela Casa do Bom Menino de Arapongas está com matrículas abertas para alunos que estejam cursando do 6º ao 9º ano. Aprovado pelo Ministério da Cultura, desde 2010, o projeto é um contraturno escolar que oferece oficinas gratuitas para os alunos de escolas públicas, que tenham de 10 a 15 anos.
 Hoje, a entidade conta com dois projetos, o Projeto Crescer I, que atende na Casa do Bom Menino e o Projeto Crescer II, que atende no espaço cedido na Unopar. As atividades são realizadas de segunda a sexta-feira e quem estuda de manhã, pode participar do projeto no período da tarde, 13h as 16h45 e quem estuda a tarde, ficará no projeto de manhã das 7h30 as 11h30.
Segundo a diretora da Casa do Bom Menino Marisa Padovezi Ferreira Bazana, que está à frente da instituição há 11 anos, os projetos atendem crianças de todas as regiões da cidade. “Buscamos atender com excelência todos que nos procuram, porém, na ausência de vagas disponíveis, o aluno automaticamente será colocado em uma lista de espera para possível efetivação da matrícula”, explica.
Atualmente, 537 crianças e adolescentes já participam do projeto. Nos locais são realizadas oficinas culturais de canto, coral, capoeira, dança, flauta doce, fanfarra e teatro, e oficinas pedagógicas de português, matemática, cidadania, inglês, informática, tarefa, treino neurocognitivo, educação física e a oficina de chocolate.

O projeto disponibiliza também uma alimentação balanceada e nutritiva. “Para as turmas do período matutino é servido café da manhã e almoço e para as turmas do período vespertino almoço e lanche”, explica Marisa e lembra que o projeto não disponibiliza o transporte, sendo de inteira responsabilidade dos pais/responsáveis em levar e buscar os alunos nos locais de atendimento.
Ao longo dos 13 anos de existência, os Projetos já atenderam mais de 3 mil crianças e adolescentes. Atualmente está com um quadro de 47 profissionais e uma diretoria eleita bianualmente da qual, o Sr Paulo Hermínio Pennacchi é presidente desde seu início. A instituição é mantida através de doações de contribuintes mensais e pela de Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. “Toda ajuda é bem-vinda, a pessoa pode doar o valor que quiser através de boleto mensal ou dedução em seu imposto de renda”, finaliza a diretora.
Interessados podem realizar as matrículas na rua Pato Bravo, 197, Jd. Cultura. Horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 7h30 às 16h30. Devem levar boletim escolar do ano anterior, declaração de matrícula no ano letivo atual, 1 foto 3×4 atual, xerox do RG e CPF do aluno, xerox do RG e CPF do responsável pela matrícula, xerox da certidão de nascimento do aluno, xerox do comprovante de renda de todos os moradores da casa (holerite) e xerox da conta de luz atual. Podem participar as crianças e adolescentes cuja renda familiar seja de até três salários mínimos.

COMO TUDO COMEÇOU
Ao longo de seus 41 anos a Casa do Bom Menino se concretizou através do Lions Clube de Arapongas. Fundada em 23 de março de 1977 atendia crianças e adolescentes abandonadas e/ou vítimas de maus tratos em sistema de “casa lar/abrigo”
No ano de 2005 observando a necessidade de expandir o projeto para a comunidade araponguense foi criado o Projeto Crescer de contraturno escolar que atendia somente meninos. Em 2009 numa parceria com a Universidade Norte do Paraná – UNOPAR expandiu-se com o Projeto Crescer II, atendendo de início então, apenas meninas. Em 2011, para atender a demanda de público, começou-se a atender meninos e meninas em ambos os projetos.
Mais informações pelo telefone: 43 3252-1784 ou no site: http://projetocrescerarapongas.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *