O impacto na economia com a prisão de Lula
Esta semana o mundo inteiro esteve acompanhando a da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) na negativa de dar o Habeas Corpus ao ex-presidente Lula. Com a decisão o juíz Sérgio Moro expediu um mandado de prisão ao ex-presidente que na noite deste sábado (07) se apresentou na sede da Polícia Federal, em São Paulo e foi encaminhado à Curitiba.
Mas será que toda essa agitação política reflete na economia do Brasil? Segundo o economista Márcio Massaro, somente os índices que possuem volatilidade são atingidos. Ele explica que o dólar e a bolsa de valores podem oscilar com esta decisão.” Esses índices sobem ou descem ao sabor do mercado, e isso pode durar pouco tempo, já que o mercado sempre esta de olho no próximo acontecimento”, explica.
O economista também ressalta que a insegurança jurídica pode ser refletida na economia, já que ela interfere nos investimentos. ” O agente econômico é muito racional, ele não vai colocar o dinheiro dele em um local que não lhe traga total segurança. Precisa ter uma segurança jurídica, segurança da propriedade privada para que o agente produtor invista no setor produtivo e que eleve a economia como um todo”, destaca o economista.
Economista Mário Massaro afirma que somente índices voláteis serão atingidos com a notícia da prisão de Lula.