Movimentos que defendem condenação de Lula vão às ruas hoje
Movimentos organizam protestos em diversas cidades do país, nesta terça-feira (3), contra uma eventual decisão favorável no julgamento do habeas corpus do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo Supremo Tribunal Federal (STF) que será realizado amanhã (04). Lula foi condenado a 12 anos e um mês de cadeia no caso do tríplex do Guarujá.
Ao todo, mais de 100 cidades brasileiras têm atos pacíficos, democráticos e contra a corrupção programados para hoje. Em Arapongas, a concentração organizada pelo o Movimento Direita Arapongas está marcada a partir das 17 horas. A concentração será na Feira da Lua e seguirá em carreata e buzinaço pela Avenida Arapongas.
Segundo César Canassa, coordenador do movimento no município, o objetivo da manifestação não envolve questões e partidos políticos, e sim, um pedido junto ao STF para que se faça justiça. “O evento é uma maneira da população demostrar sua indignação com a impunidade. Não podemos deixar que se abra um precedente. O tema de execução provisória da pena após condenação em 2ª instância vai além de só beneficiar o ex-presidente Lula, pois pode beneficiar outros tipos de criminosos como pedófilos e traficantes”, explica Canassa.
Vem Pra Rua
Nas últimas semanas, o Vem Pra Rua se mobilizou de várias formas: encaminhou uma carta aberta ao Supremo e se reuniu com a ministra Cármen Lúcia, presidente do STF, a quem relatou a indignação dos brasileiros ao ver um réu condenado andar livremente pelo país.
O assunto ganha força também no Judiciário brasileiro. Procuradores do Ministério Público e outros servidores da Justiça fizeram um abaixo-assinado com mais de 4 mil assinaturas no qual se posicionam favoráveis às prisões em segunda instância. As manifestações também ocorrem no exterior: brasileiros que vivem nos Estados Unidos, na Inglaterra, na Itália e no Chile também irão se posicionar contra a corrupção.
Confira as cidades e horários das manifestações no Paraná:
Arapongas 17h -Av. Arapongas / Praça Mauá
Apucarana 18h30 – Praça Rui Barbosa
Cianorte 8h – Em frente ao Fórum local
Curitiba 18h – Justiça Federal – Av. Anita Garibaldi, 888
Dois Vizinhos 18h – Praça da Amizade
Foz do Iguaçu 18h – Praça do Mitre
Francisco Beltrão 18h – Calçadão do Itaú
Londrina 18h – Rotatória do Vicente Rijo
Maringá 18h30 – Em frente ao prédio da Justiça Federal
Palotina 18h30 -Praça Amadeo Piovesan