CEMEAR promove reunião com professoras de Educação Especial
A Secretaria de Educação, através do Centro Municipal Especializado de Arapongas (CEMEAR), realizou nesta quarta-feira, dia 28, uma reunião com professores de Educação Especial, que lecionam em salas de recursos multifuncionais, classes especiais e de apoio para alunos surdos e com transtornos globais de desenvolvimento, para tratar do planejamento e instruções ao atendimento educacional especializado para o ano letivo de 2018.
O encontro aconteceu no Auditório do Centro Administrativo da prefeitura e conforme a gerente do CEMEAR, Kátia Tavares Meserlian, na oportunidade também foi discutido o cronograma de atendimento e documentação necessária para a educação especializada, além de outros temas de interesse do setor.
“Nesta reunião também foi proposta uma nova metodologia de trabalho com os professores da Educação Especial, priorizando o desenvolvimento de processos educativos que favoreçam a atividade cognitiva (áreas do desenvolvimento), bem como das questões dos aspectos emocionais e comportamentais”, acrescentou a gerente.
O que é o CEMEAR
O CEMEAR oferece atendimento educacional especializado para crianças portadoras de deficiência, acolhendo atualmente cerca de 30 alunos em salas de Educação Especial e 241 em Salas de Recursos, implementadas em vinte Escolas da Rede Municipal de Ensino.
As aulas de Classes Especiais e Salas de Recursos atendidas pelo Centro tiveram início na segunda-feira, dia 19.
Como acessar o serviço
Os casos de crianças com necessidades educacionais especiais são encaminhados para o Centro Especializado pelas próprias Escolas, onde profissionais analisam as condições do aluno, para posterior encaminhamento para as salas especiais e/ou de recursos.
O encaminhamento também pode ser feito pelas próprias famílias, bastando se dirigir à sede do CEMEAR, que funciona no número 458 da Rua Marabú, ou através do telefone 3902-1106.