A Guarda Municipal de Arapongas em conjunto com a Patrulha Escolar da Guarda Municipal, a Coordenaria de Educação para o Trânsito e a Policia Militar, realizou hoje uma blitz educativa na Escola Municipal Antônica Giroldo Franciosi, localizada no centro da cidade.
A ação faz parte da campanha Volta às Aulas e atenderá escolas municipais, estaduais e particulares da cidade. De acordo com a coordenadora de Educação no Trânsito GM Michele Zanin, o objetivo é levar orientação para a população. “Nós estamos fazendo a campanha Volta às Aulas, para orientar os pais e também os alunos a zelarem e participarem do trânsito de uma forma mais segura”, explica a GM.
Segundo Michele, as crianças também participam do trânsito e devem ser orientadas desde cedo a seguir algumas regras para sua segurança. “Estamos orientando a seguir algumas regras como atravessar sempre na faixa de pedestre, olhar sempre para os lados antes de atravessar a rua, usar sempre a cadeirinha e o cinto de segurança entre outras”, orienta a GM.
A ação será realizada cada dia em um local diferente da cidade atendendo as escolas com maior fluxo. “Hoje já verificamos várias irregularidades crianças sem cinto, fora da cadeirinha, no banco da frente e que só pode a partir dos 10 anos de idade. Também verificamos várias vans irregulares. Hoje estamos mais com um trabalho de orientação mas vamos começar a fazer o trabalho de fiscalização”, esclarece Michele.
A GM Michele dá uma dica para os pais contratarem um transporte que esteja regularizado. “É só entrar no site do Detran, lá tem um lugar que através da placa você pode verificar se o veículo está regularizado para atividade. E também deve ficar atento na questão da superlotação para que tenha cintos disponíveis para todas as crianças”, finaliza a GM.
O frentista André Cunha, que tem um filho de 11 anos que estuda na Antônica e acredita que é muito importante a forças de segurança estarem próximas da comunidade realizando trabalhos de orientação e educação no trânsito. “Sempre procuro manter não só meu filho, mas como todos os ocupantes do veículo, com o cinto de segurança e andar dentro das regras”, diz Cunha.