Período da Quaresma aquece as vendas de peixe

Período de reflexão e penitência antes da Páscoa, a Quaresma também é sinônimo de aumento nas vendas para muitos comerciantes por conta da tradição religiosa. Supermercados e peixarias da cidade se organizam com antecedência para atender a demanda.

Segundo Paulo dos Santos coordenador de uma loja das principais redes de supermercados de Arapongas, a expectativa é que as vendas de pescados tenham um aumento de mais de 25%. Ele conta que a venda de peixe é boa durante o ano todo. “Durante o ano todo o peixe tem uma saída boa, mas neste período sazonal a venda aumenta e nos 10 dias que antecedem a Páscoa as vendas se intensificam ainda mais”, relata Paulo.

“As lojas já estão abastecidas com vários tipos de peixes. Geralmente os mais procurados são os filés, por não terem espinhos”, comenta Santos. O coordenador ressalta que os preços dos pescados são praticamente o mesmo do ano passado.

A dona de casa, Maria Fernanda Martins de 73 anos, conta que em sua família é tradição evitar o consumo de carne durante a Quaresma. “Nesse período não consumimos carne nas quartas e sextas-feiras, fazemos peixe, ovo ou nem faço mistura. É uma tradição”, comenta Fernanda.

A nutricionista clínica esportiva e fisioterapeuta Brenda Fornazieri Stefanuto de Arapongas, explica que o ideal é que as pessoas consumam peixe com frequência. “O ideal é que o peixe esteja na mesa, pelo menos duas vezes por semana. Independentemente do tipo, pois é um alimento muito nutritivo”, aconselha a nutricionista.

O principal nutriente do peixe é o ômega-3. As espécies que contêm uma quantidade significativa dele são: arenque, sardinha, salmão, atum, bacalhau, linguado, pescadinha, filhote, cheme e truta. “Este alimento também ajuda a prevenir doenças crônicas, como obesidade e hipertensão, melhora a visão, dá energia, aumenta a resistência a doenças e o cansaço intelectual, além de proteger contra infecções”, informa Brenda.

Alguns cuidados devem ser seguidos na hora de escolher o peixe.

Confira algumas dicas da nutricionista Brenda Fornazieri Stefanuto:

  • Deve sempre estar bem refrigerado e/ou congelado;

  • Os olhos do peixe precisam estar salientes, claros e sem manchas, nunca afundados;

  • O odor não deve ser muito forte, mas característico;

  • A carne deve estar firme e não se desfazer;

  • As escamas terão que ser claras, brilhantes e bem aderidas ao couro.

(Imagem ilustrativa)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *