Segurados do INSS têm até dia 28 para fazer a prova de vida
Em todo o país quase 33 milhões de beneficiários já fizeram a prova de vida. No Paraná ainda faltam 302.843 pessoas para comprovarem ao INSS que estão vivas.
A prova de vida é um procedimento obrigatório para todos os beneficiados do INSS. Quem não fizer a comprovação no tempo previsto poderá ter o pagamento do beneficio cancelado, como aconteceu no final do ano passado com o presidente Michel Temer, que é servidor aposentado do estado de São Paulo.
Para realizar o procedimento não é necessário ir até a agência da Previdência Social, basta ir ao banco onde o segurando recebe o benefício e apresentar um documento com foto.
Algumas instituições financeiras que possuem sistema de biometria estão utilizando essa tecnologia para realizar a comprovação de vida nos terminais de autoatendimento.
Os beneficiários que não puderem ir até às agências bancárias por motivos de doença ou dificuldades de locomoção podem realizar a comprovação de vida por meio de um procurador devidamente cadastrado no INSS.